MP vai fiscalizar preços praticados pelas farmácias em Açailândia

A fiscalização visa verificar os preços praticados e eventual histórico de elevação nas últimas semanas de produtos, como álcool em gel e máscaras de proteção.

Ministério Público do Maranhão/Divulgação

AÇAILÂNDIA – A 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia expediu, nesta quarta-feira, 18, ordem de serviço determinando a fiscalização, por amostragem, das farmácias e estabelecimentos comerciais nos principais bairros do município, a fim de verificar os preços praticados e eventual histórico de elevação nas últimas semanas de produtos, como álcool em gel e máscaras de proteção.

Também foi determinada a notificação do representante legal da Farmácia Santa Maria, localizada no centro de Açailândia, a fim de apresentar, em até cinco dias, informações por escrito e documentação que justifique a elevação excessiva do produto álcool em gel comercializado, conforme foi denunciado em rede social.

O titular da 1ª Promotoria, o promotor de justiça Gleudson Malheiros, tomou conhecimento do fato por meio de mensagens em redes sociais sobre a venda de álcool em gel a 70% na referida farmácia com valor abusivo, comprovado pela fotografia da nota fiscal do produto. “O fato representa elevação injustificada do preço do produto, o que pode configurar prática abusiva contra o consumidor prevista no artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor, sujeito à imposição de sanções legais”, ponderou.

Gleudson Malheiros acrescentou, ainda, que esse aumento dos preços não está associado à elevação de custos na produção, mas à procura elevada pelos consumidores, sobretudo, do álcool em gel e das máscaras de proteção, visando à prevenção do coronavirus (COVID-19), conforme recomendações das autoridades de saúde.

Na ordem de serviço, o membro do Ministério Público também determinou o encaminhamento de ofício para o Procon, requisitando providências e relatório de fiscalização dos fatos, com as cópias dos documentos.(Foto:Arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *