Pais de crianças de 6 meses a menores de 1 ano são convocados para vacinar contra sarampo em São Luís

A convocação começou nesta quinta-feira(22) após orientação do Ministério da Saúde.

Maranhão Noticias com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Em atendimento a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, está convocando pais de crianças de 6 meses a menores de 1 ano para se vacinarem contra sarampo. A informação foi divulgada pelo site da prefeitura de São Luís nesta quinta(22).

Além da vacinação contra sarampo, serão disponibilizadas nos postos de saúde as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

A Semus informa que a orientação do Ministério da Saúde é para que esse público-alvo tome uma dose complementar, a chamada “dose zero”, que está disponível em todas as unidades da rede da capital maranhense.

Também poderão procurar os postos para se imunizar pessoas com idades de até 49 anos.

“A convocação espontânea do público-alvo para a aplicação da vacina faz parte das estratégias de mobilização na capital, coordenadas pela Superintendência de Vigilância Sanitária e Epidemiológica”, diz trecho da nota.

A medida tem a finalidade de proteger o grupo mais vulnerável ao vírus causador do sarampo, uma vez que crianças nessa faixa etária têm mais risco de complicações causadas pela doença que voltou a ser notificadas em alguns estados brasileiros.

Na nota, a Semus explica que sobre a “dose zero”.

“O Ministério da Saúde destaca que é importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a “dose zero” da vacina”, diz o texto.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.(Foto: Assessoria da Semus-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *