Piloto de avião aposentado lança “Imperatriz, Nossa Avozinha”, no Salimp

O piloto de avião aposentado, José Herênio de Souza, integrante da AIL, lança o livro dia 28 de outubro.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

IMPERATRIZ – O livro “Imperatriz, Nossa Avozinha”, que tem o prefácio da acadêmica Liratelma Cerqueira, será lançado no dia 28 de outubro, às 19h, no Café Literário, do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) e no Stand da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).

A obra foi escrita pelo piloto de aviação aposentando, imperatrizense José Herênio de Souza, integrante títular da Cadeira 15, da AIL.

A obra apresenta relatos que antecedem 1952, ano de fundação da Vila Santa Teresa, que mais tarde passou a denominar-se de Imperatriz, em homenagem à imperatriz Tereza Cristina.

O texto da orelha do livro é do advogado e acadêmico Agostinho Noleto Soares, que observa que, “os bons leitores devem lançar suas vistas sobre o passado narrado, e julgar a mensagem contida o texto, de preferência sublimando-a, tanto quando fez José Herênio de Souza na avaliação histórica de sua querida Imperatriz”.

José Herênio faz referência à vivência nesta cidade do religioso baiano, Frei Manoel Procópio, e destaca a figura da poderosa Maria Pastora, fazendeira e dona de escravos à época. Faz relatos históricos da implantação da primeira igreja (católica), matadouro e cemitério. Um livro que servirá de pesquisas aos estudantes de todos os níveis. ( Foto: Domingos Cézar/ Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *