Terços de 23 países dos cinco continentes integram exposição em Imperatriz-MA

A exposição foi realizada durante dois dias e divulgada pelas redes sociais.

Maranhão  Notícias

IMPERATRIZ – Fé, devoção e gratidão a Nossa Senhora levaram dona Conceição Formiga, de 74 anos, a realizar neste mês de maio mais uma edição, a 18ª, de sua exposição de Terços, como é chamada uma corrente com contas ou nós usada para a recitação seriada de orações.  O Terço faz parte do Santo Rosário, uma pratica de devoção a Maria, mãe de Jesus, muito difundida entre os católicos. Veja vídeo onde ela apresenta seu acervo, no fim desta reportagem.

Devido as medidas de distanciamento social em razão do novo coronavírus, a autora não abriu sua casa para a visitação física das peças como em anos anteriores, no entanto o acervo foi divulgado pelas redes sociais durante dois dias.

A exposição de 2020 reuniu peças vindas de 23 países dos cinco continentes, um feito e tanto para a devota que todos os anos aumenta a coleção.

“Comecei a fazer a exposição em maio de 2004 quando Sebastião(esposo) estava bem doente. Fiz com imagens de Nossa Senhora e alguns terços, sendo que devido a doença dele tive que realizar a exposição em casa mesmo e 129 pessoas visitaram, o que me deixou sensibilizada e prometi a mim mesmo que continuaria a exposição”, relembra Conceição Formiga que ao longo dos anos já realizou a exposição em Bacabal e Caxias(MA). Sebastião Formiga, o marido morreu no dia 26, dois dias após a primeira exposição, mas ela manteve o propósito de realizar anualmente a exibição do acervo.

Terços novos na coleção

Ano a ano ela foi ganhando Terços, como em 1983 numa brincadeira de amigo invisível, e em 2020 já são 779 peças.  Foi neste ano que ela ganhou um da Oceania, e com isso completou a coleção que conta agora com unidades vindas dos cinco Continentes.

A classificação da exposição deste ano foi pelos materiais usados para a confecção de cada Terço: perolada, cristalizado, plástico, dourado e ouro, madeira, perfilados, prateados, perfilados, brilhosos, leprosos, semi-preciosos, franciscanos,  e mais 82 mais recentes ( adquiridos de maio 2019 a maio 2020).

Curiosidades

Os Terços, também, foram listados pela autora conforme curiosidades a respeito da peça. No acervo estavam o terço oficial de Aparecida;

o terço da Comemoração dos 300 anos de Aparecida; o de casco de jaboti que Irim a Rita trouxe de Movambique; o que a autora encontrou em cima do telhado de sua casa; um  feito de caroço café numa Fazenda da Esperança; um feito em Braile; um com os quadros pequenos da Via Sacra; um que, também, é um presépio;um de Fátima, em Portugal, chamado de Escada do céu e por fim um de São Bento.

(Fotos e vídeo:Reprodução).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *