Maranhão

Veja algumas dicas para economizar o gás de cozinha

O uso de recursos simples pode ajudar na economia de gás, uma das orientações é o uso a penela de pressão para cozer os alimentos.

Assessoria/Divulgação

SÃO LUIS – Com altas constantes no preço do gás de cozinha os usuários precisam buscar alternativas para economizar. Para conseguir reduzir o consumo e evitar estourar o orçamento, o ideal é mudar alguns hábitos.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Pitágoras, Gustavo Duarte Brandão, um dos principais aspectos para conseguir economizar é planejar o preparo da alimentação.

“A primeira coisa que se deve entender é que um alimento cozinha devido ao aumento de temperatura. Portanto, sempre que existe a possibilidade do aumento da temperatura de um alimento, haverá também a redução do seu tempo de cozimento”, pontua.

O professor destaca como a panela de pressão pode ajudar nesta economia. “Tecnicamente falando, uma panela de pressão convencional utilizada em nossas casas, são considerados como um sistema termodinâmico que lhe permite aumentar a pressão interna, aumentando também a sua temperatura de saturação. Um determinado alimento que levaria 2 horas para cozinhar em uma panela comum, teria seu cozimento realizado em apenas 15 minutos em uma panela de pressão. Essa redução de tempo de cozimento se traduz em uma redução significativa no consumo do gás de cozinha”, avalia. 

Outra estratégia para reduzir o tempo de cozimento é evitar abrir o forno durante sua operação. “Abrir constantemente a porta de um forno significa reduzir sua temperatura interna, isto diminuiria a eficiência energética do forno”, acrescenta. 

O professor elenca outras dicas para economizar no consumo de gás

1-Opte por utilizar panelas de pressão: Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. A panela é ótima para receitas práticas de um só recipiente e é uma das maneiras mais eficientes de economizar gás de cozinha.

2-Mantenha portas e janelas fechadas: Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e acaba demorando mais o tempo de cozimento do alimento. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar. Caso a sua cozinha tenha corrente de ar feche portas e janelas para acelerar o processo e economizar.

3-Fique atento as chamas do fogão: O ideal é que elas sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente, gerando mais consumo de gás.

4-Organize os ingredientes e a cozinha: É fundamental o planejamento. Sempre lave e pique os alimentos antes de começar a cozinhar, evitando que deixe algo no fogo dourando ou refogando, por mais tempo do que o necessário.

5-Deixe os alimentos de molho antes do cozimento: Sempre antes de cozinhar grãos como feijão e o grão-de-bico, deixe-os de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento.

6-Use as bocas corretas: Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha. Fique atento para economizar.

7-Cozimento a vapor: Cozinhar legumes, por exemplo, numa espagueteira metálica em cima de uma panela de arroz, gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar os dois alimentos.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *