Prefeitura de Imperatriz recebe Selo Unicef no teatro Artur Azevedo, em São Luís
Certificação reconhece avanços nas políticas de proteção à infância e adolescência.
Prefeitura de Imperatriz-Divulgação
IMPERATRIZ – Na noite da última quinta-feira (14), a cidade de Imperatriz foi oficialmente reconhecida com o Selo UNICEF em uma cerimônia emocionante realizada no Teatro Artur Azevedo, em São Luís. O evento reuniu representantes dos 129 municípios maranhenses para comemorar as conquistas e os avanços nas políticas de proteção à infância e adolescência.
A certificação destaca o trabalho integrado da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Semus), junto à Rede de Saúde Mental, Educação (Semed), além de outras secretarias, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Fundação Cultural ( FCI), Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), e Conselhos Municipais (dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Assistência Social e Segurança Alimentar). Em parceria com diversas instituições, essas ações, realizadas entre 2021 e 2024, resultaram em melhorias significativas nas áreas de saúde, educação, proteção, participação social e mobilização comunitária.
Durante o evento, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, destacou a importância da conquista para o município pela segunda vez consecutiva. “Receber o Selo UNICEF pela segunda edição consecutiva é uma demonstração clara do nosso compromisso com as crianças e adolescentes de Imperatriz. Essa certificação não é apenas um reconhecimento, mas um reflexo do trabalho integrado de nossas secretarias e parceiros para garantir direitos, promover inclusão e transformar vidas. Continuaremos empenhados em construir políticas públicas que assegurem um futuro digno e cheio de oportunidades para as próximas gerações”, afirmou.
Dorielton Xavier, secretário da Sedes, enfatizou o valor da conquista para Imperatriz, sendo um marco para o município. “Esse reconhecimento é o resultado do nosso compromisso em melhorar continuamente as políticas de assistência social. Trabalhamos para fortalecer os serviços de proteção, promover o acesso aos direitos e ampliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Isso mostra que, quando se investe em políticas públicas de qualidade, o impacto positivo é inovador, e cada criança e adolescente em Imperatriz merece esse cuidado”.
Mikaelly Santos, articuladora do Selo UNICEF em Imperatriz, também destacou o impacto das metas alcançadas para o público-alvo da iniciativa.
“Cumprir cada um dos eixos do Selo UNICEF é garantir que nossos jovens tenham acesso a um futuro com mais oportunidades e proteção. Ver esses avanços acontecendo e saber que contribuímos para transformar a realidade de crianças e adolescentes é gratificante. Esse selo representa, acima de tudo, um compromisso que continuamos a cumprir.”
“O reconhecimento reflete o engajamento na promoção de políticas públicas para a infância e juventude, garantindo educação de qualidade, espaços dignos, profissionais capacitados, materiais específicos e apoio às famílias para inclusão e frequência escolar”, afirmou o secretário adjunto da Semed, Domingos Gonçalves.
(Foto: Assessoria e texto Kalyne Cunha com edição).