Prefeitura remove lanches da praça de Fátima para obras de “nova” catedral em Imperatriz
A ação começou por volta das 5h e foi sem nenhum incidente.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – Equipes de várias secretarias municipais realizaram nas primeiras horas da manhã deste domingo(27), a remoção de três lanchonetes que fucionavam na Praça de Fátima, Centro. A operação foi tranquila.
Iniciada por volta das 5h da manhã, a operação notificou os proprietários, retirou materiais e outros pertences do interior das lanchonetes e demoliu a estrutura fisica dos estabelecimentos. A ofensiva foi realizada sem nenhum registro de reação por parte de proprietários e funcionários dos lanches.
Em uma nota distribuida à imprensa e publicada em seu portal, a prefeitura informou que a ação foi em cumprimento a um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Diocese de Imperatriz e a prefeitura. A diocese é proprietária do terreno e a prefeitura se comprometeu a desocupar a área e a dar um novo local para os empreendedores.
Muitos dos comerciantes aceitaram ser transferidos pela prefeitura para a Avenida Beira-Rio, Camelódromo e Praça União, mas três deles continuaram resistindo, ingressaram na Justiça, mas perderam. Com o fim dos prazos, a prefeitura fez a desocupação do espaço.
Sob o comando da Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos(Segov), a ação foi realizada neste domingo com a participação da Secretaria de Planejamento Urbano(Seplu); Secretaria de Infraestrutura(Sinfra), Superintendencia de Limpeza Urbana(SLP); Vigilãncia Sanitária, Guarda Municipal de Imperatriz(GMI) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes(Setran).
Distribuidas, cada uma das pastas desempenhou suas atribuições numa ação que chamou a atenção e foi assunto nas redes sociais no meio da manhã.
Com a desobstrução, todos os entulhos foram retirados em caçambas. Uma equipe de uma empresa fez a instalação de tapumes para o inicio das obras que erá anunciado nesta segunda-feira(28), pelo bispo de Imperatriz, dom Vilson Basso. As obras em questão são a construção da “nova” catedral de Nossa Senhora de Fátima que seguirá o modelo original da igreja de Fátima, em Portugal.
Nota de Esclarecimento
Sobre a ação realizada na Praça de Fátima, neste domingo (27), a Prefeitura de Imperatriz informa que ocorreu em cumprimento ao Termo de Cooperação Técnica, assinado junto a Diocese de Imperatriz, que fará uma reforma no local.
Ressaltamos que a Praça de Fátima é um espaço que, mesmo de uso público, é de propriedade da Diocese, que por muito tempo, permitiu a utilização do local por comerciantes.
Com a assinatura do Termo de Cooperação, a Prefeitura se comprometeu a desocupar a praça seguindo todos os ritos burocráticos, como a notificação e concessão de prazos aos comerciantes, para deixarem voluntariamente área e, ainda, ofereceu outros espaços para realocação, como Beira-Rio, Shopping da Cidade, Panelódromo e Praça União.
Esgotado todos os prazos, nossas equipes realizaram hoje a ação. Os pertences recolhidos das barracas estão à disposição dos proprietários na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra).
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Imperatriz, 27 de agosto de 2023.
(Fotos: Divulgação).
F
(Fotos: Portal Maranhão Noticias).