PRF atende ocorrência de trabalho análogo de escravidao na BR-135
A ocorrência se deu por volta do meio dia dessa sexta-feira(19), na BR-135 em Itapecuru Mirim-MA.
Maranhão Notícias com informações da PRF
ITAPECURU MIRIM – A Polícia Rodoviária Federal(PRF), atendeu uma ocorrência de caso de trabalho análogo a escravidão. Ninguem foi preso.
Segundo a PRF, um homem compareceu nessa sexta-feira(19), ao km 85 da BR-135 em Itapecuru Mirim, onde denunciou que estava sendo vítima de trabalho análogo de escravidão para um “patrão e um encarregado que moram em outro estado”.
“A vitima descreveu que o transporte dos trabalhadores ocorre dentro de um caminhão baú, que não oferece nenhuma condição de segurança e conforto, sendo desprovido de ventilação e cintos de segurança, trabalha sem salário fixo, não tem carteira de trabalho assinada, a sua jornada de trabalho é de 9h diárias de segunda a sábado, além disso, não é fornecido alimentação no horário do almoço”, relatou a vitima a PRF.
O homem acrescentou que “os trabalhadores sofrem ameaças, pois para viajar pega o dinheiro antecipado com o patrão, e ao afirmar que retornaria para o estado onde mora o patrão, o encarregado teria ameaças”. Ele adiantou que tem conhecimento de pessoas que sofreram ameaças mais graves ao retornar para o outro estado, “em debito” com o patrão.
Diante das informações obtidas, segundo a PRF, foi constatado, o princípio de ocorrência de Redução a condição análoga à de escravo. A instituição de segurança não detalhou sobre o procedimento que adotou em ralação ao caso.
(Foto: Divulgação).