Projeto do Círio de Nazaré de Montes Altos é entregue ao Governo do Maranhão
Além do projeto do Cirio de MOntes Altos, foi entregue, o projeto de pedido de apoio cultural ao festejo de Nossa Senhora de Santana, padroeira do município.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O padre Luzimar Moura e sua equipe entregaram oficialmente nesta quarta-feira (26), ao Governo do Estado do Maranhão dois projetos, o do Círio de Nazaré de Montes Altos e do festejo de Santa Ana, padroeira do município. Os dois festejos acontecerão em julho e setembro, respectivamente.
Os documentos foram entregues pessoalmente na Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL),ao chefe de gabinete, Francisco Elkson Luz Silva, em razão da ausência do presidente Vagtônio Brandão.
Os projetos apresentaram e formalizam pedidos de ajuda na estrutura para a realização dos dois eventos religiosos, que se destacam pela popularidade que vêm crescendo muito na Região nos últimos três anos.
“Hoje nós vemos essa sensibilidade de nosso governador que foi criar a AGENSUL. Então não foi preciso o padre e sua equipe ir a São Luís. Nós entregamos o projeto do Círio Nazaré de Montes Altos e de pedido de apoio cultural para o festejo de Santa Ana”, disse o padre Luzimar Moura.
O sacerdote ressaltou que teve acesso a uma pesquisa que aponta o festejo de Santa Ana como o segundo maior festejo católico do Sul do Maranhão.
Integrante da equipe, a advogada Keila Ferraz disse que o apoio do Governo do Estado é fundamental para as duas festas católicas.
“Estou representando o município de Montes Altos como segunda-dama então a gente vê esse apoio de nosso Estado como de suma importância para o desenvolvimento porque já estamos na segunda e vamos para a terceira edição do Cirio de Nazaré e o festejo de Santa Ana. Então viemos busca apoio ao nosso governo do Estado”, disse Keila Ferraz.
Ela destacou que a equipe foi bem recepcionada no órgão governamental, inclusive destacou como muito importante uma conversa com o superintendente de turismo do Sul do Maranhão, Beto Kelner.
O chefe de gabinete, Elkson Silva disse que de posse dos dois projetos, um sobre a ajuda cultural ao festejo da padroeira de Montes Altos e outro sobre o Círio e ambos terão destinação aos setores competentes para análise.
“A AGEMSUL vai analisar com carinho e logo vai dar uma resposta ao padre e sua equipe de Montes Altos, município que com certeza está sendo bem representado, e esse festejo tem uma grandeza, uma magnitude na Região e com certeza este ano não será diferente”, finalizou Elkson Silva.
O superintendente de Turismo do Sul do Maranhão, Beto Kelner chegou ao fim da reunião de entrega dos dois projetos, mas acabou suscitando uma outra discussão, a inclusão de Montes Altos como polo turístico. Ele lembrou que Montes Altos já pertenceu ao polo turístico da Chapada das Mesas e há possibilidade de retornar a esse polo ou a outro polo.
“Além da visibilidade do mercado do turismo, há também a questão do pertencimento. Você tem um munícipe muito mais empolgado, muito mais feliz e engajado em divulgar seu município quando ele está nas prateleiras do mercado do turismo nacional”, disse o superintendente de turismo.
Beto fez questão dizer que o turismo é muito importante para um município por que é transversal, ou seja, atinge todas as áreas da sociedade.
“O turismo é transversal por que ele toca em todos os setores da sociedade, seja saúde, Educação, economia criativa e agricultura familiar, tudo tem turismo. O município que tem políticas públicas do turismo só tem a ganhar”, explicou Beto Kelner.
Equipe de Santa Ana
A equipe do Conselho Paroquial liderada pelo padre Luzimar Moura é formada pelas advogadas Keila Queiroz Ferraz, segunda-dama do município e Késia Fialho, Joseane Moura e Mauricio Martins.
(Fotos: Maranhão Notícias).