PROJETO VERANEIO: reunião virtual em 16 de julho vai definir sobre projeto em Imperatriz
A primeira reunião discutiu com ênfase sobre a instabilidade do rio.
Maranhão Notícias com informações da assessoria
IMPERATRIZ – Com a chegada do período de férias de julho, a Prefeitura de Imperatriz começou a discutir, cautelosamente, com a Associação de Empreendedores da Praia do Cacau sobre o projeto veraneio 2024 no Rio Tocantins.
A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na última terça-feira(25) e contou com a participação, também de representantes das Secretarias de Meio Ambiente(SEMARH), Infraestrutura (Sinfra), Fundação Cultural (FCI) e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), Câmara Municipal de Imperatriz(CMI) e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (Agemsul).
Na pauta do encontro estava a instabilidade do Rio Tocantins nos últimos três anos que é uma ameaça ao projeto.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Jadiel Filho, observou que a Resolução 70, de 19 de abril de 2021 da Agência Nacional de Águas, estabelece que todos os anos, no período do dia 1º de julho ao último domingo de setembro, acontece uma operação especial no reservatório da UHE, mas isso não significa que este será o período de veraneio. Ele ainda lembrou que o rio vem elevando o nível e recuando constantemente.
“A Prefeitura ouviu as demandas dos empreendedores e de um vereador e aguarda,ainda, informações da Agência Nacional das Águas, tem uma reunião prevista para o dia 16 de julho, onde nos serão repassadas as informações técnicas pela ANA e informações técnicas da Hidrelétrica de Estreito para que a gente possa falar sobre o projeto de veraneio de 2024”, ressaltou o titular da Segov, Eduardo Albuquerque.
(Foto: Assessoria).