Retorno de desabrigados à área ribeirinha será concluído nesta terça, em Imperatriz
A operação de transferência começou nessa segunda-feira(24).
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – A Superintendência Municipal da Defesa Civil espera concluir, nesta terça-feira(25), a operação de retorno das famílias dos abrigos para suas casas na área ribeirinha. O rio continuou baixando nas últimas 24h e nesta manhã atingiu 5 metros e 17 centímetros acima do leito normal, o que significa que o Tocantins atingiu a marca normal.
A transferência começou nessa segunda-feira(24) após a operação de limpeza da área alagada ter sido praticamente concluída.
As quase 400 famílias desabrigadas e desalojadas voltam para casa onde vão tentar reconstruir a vida e contabilizar os prejuízos deixados pelas enchentes. A maioria das famílias reclama que náo teve tempo de salvar pertences como utensílios domésticos como sofás, colchões, geladeira dentre tantos outros. A cena mais comum após a baixa da água foi de amontoados de utensílios domésticos na porta das casas e muita lama.
O retorno está sendo possível após a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros terem feito vistoria nas casas para avaliar se houve ou não comprometimento na estrutura dessas moradias.
Apoio
Várias secretarias continuam dando apoio às famílias ribeirinhas como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que auxiliam desde as primeiras horas do dia na volta dessas famílias, Secretaria de Infraestrutura(Sinfra), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Governo(Segov).
O superintendente Josiano Galvão, avaliou que o trabalho de atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas atingiu os objetivos.
(Foto: Assessoria Prefeitura de Imperatriz).