Rio Tocantins ultrapassa marca de 7 metros e começa desabrigar familias em Imperatriz
As equopes da Defesa Civil seguem na área ribeirinha conversando com as familias visando convence-las a ir para abrigos e monitorando o rio.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O nível do Rio Tocantins atingiu 7,60 m acima do nível normal na manhã desta segunda-feira(26), e começou a invadir casas de áreas riberinhas, em Imperatriz. A Superintendênica Municipal de Defesa Civil reforçou o trahalho de monitoramento do rio e começou a resgatar famílias do bairro Porto das Balsas e levá-las para abrigos públicos.
De acordo com nota da Defesa Civil, o rio estava elevando o nível desde sexta-feira quando atingiu 5,30 m e cobriu a rampa do Cais do Porto e no domingo já começava a chegar a calçada de algumas casas da área do Porto das Balsas, mas as familias se recusaram a deixar suas moradias.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira a água avançou bastante em razão de uma vazão provocada a partir da abertura de comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, de 12.500 m³ de água, por segundos.
O superintendente de Defesa Civil, Josiano Galvão ressaltou que suas equipes montaram plantão na área ribeirinha com visotorias, acompanhamento do nível da água e conversando com as familias e era objetivo retirar as familias do Porto das Balsas no domingo, mas elas se recusaram a ser levadas para abrigos.
Abrigos
Conforme a nota da Defesa Civil, até o final da manhã de hoje 18 familias tinham sido desabrigadas e levadas para abrigos públicos. Os abrigos disponíveis são igreja evangélica Jerusalém Celeste, no Porto da Balsa; Assembleia de Deus Pedra Viva, no bairro Caema e a Escola Municipal Tiradentes, Parque do Buriti. As familias, segundo a nota, estão sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes).
(Foto: Assesoria).