Santa Helena: situação de emergência devido a estiagem é reconhecida
Com o reconhecimento, a prefeitura terá como agilizar medidas para atendimento emergencial nas áreas mais afetadas do Município.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS -O Governo Federal reconheceu a situação de emergência no município maranhense de Santa Helena devido à prolongada falta de chuvas. A estiagem na região resultou na redução da umidade do solo e na queda dos níveis de água em rios e reservatórios.
Em nota, a Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), informou nesta terça-feira (3) o reconhecimento oficial da situação de emergência no município, localizado a 392 km de São Luís, na região da Baixada Maranhense.
Esse reconhecimento é essencial, pois permite que as prefeituras solicitem recursos federais para ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável e apoio alimentar às equipes de trabalho e voluntários.
Além disso, os municípios podem realizar ações de assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada, entre outras iniciativas.
(Foto: Divulgação).