Setran encerra blitzs educativas e intensifica fiscalização no Carnaval
A fiscalização será em toda a cidade até o fim do Carnaval.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – Iniciada no último dia 6, foi encerrada na manhã desta sexta-feira(9), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente a Secretaria Municipal de Saúde(Semus), Centro, a série de quatro blitzs educativas promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, para prevenir acidentes no Carnaval. A partir de agora a ação de represssão (fiscalização) será intensificada.
Servidores do Departamento de Educação para o Trânsito, DET, distribuiram panfletos com orientações aos condutores. Na mesma ação, servidores da Secretaria de Saúde do Município distribuiram material informativo e preservativos aos condutores.
“Estamos aqui com conscientizando a sociedade para a segurança no trânsito porque os acidentes estão aí, então vamos respeitar as regras e normas para que tenhamos um Carnaval com muitas brincadeiras, mas sem álcool e direção. Essa é nossa mensagem para você, tá bom ?”, disse a coordenadora do DET, Terezinha Miranda em abordagem a um condutor.
“Nós nos juntamos com a equipe da Setran para aproveitar a oportunidade para distribuir nossos panfletos informativos sobre o HIV, as doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos para que as pessoas possam curtir um Carnaval consciente e com prevenção”, disse a coordenadora do departamento de combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis,STs, Marcela Régia Sá Sobrinha.
Nos dias da folia carnavalesca equipes do mesmo departamento vão distribuir preservativos em locais de festa.
“No mês seguinte ao Carnaval percebemos aumento nos casos de testes positivos para HIV e doenças como a sífilis, não por falta do trabalho que a gente faz, é por falta de consciência mesmo da pessoa no momento da relação sexual. Mas a gente bate na tecla que o uso da camisinha é o melhor remédio”, complementou Marcela.
Segundo o coordenador de trânsito da Setran, Hodislan Maciel, a fiscalização vem acontecendo há duas semanas, mas passa a ser intensificada com a proximidade do Carnaval.
A coordenadora do DET, Terezinha Miranda avaliou bem a ação educativa e reforçou que a partir de agora vem a ação represssiva. Hodislan disse que todos os locais de festa serão asistidos pela Setran que contará, ainda, com a ajuda da central de videomonitoramento com câmeras em vários pontos da cidade, inclusive na Avenida Beira-Rio e Praça da Cultura.
(Foto: Assessoria).