Imperatriz

Vaqueiro grava imagem que lembra uma santa ao redor do sol, no Maranhão

O caso aconteceu no dia 8 de julho numa fazenda em Vila Nova dos Martírios, no interior do Estado.

Maranhão Notícias

VILA NOVA DOS MARTÍRIOS – Uma imagem capturada via celular por um vaqueiro de forma involuntária, que lembra Nossa Senhora ao redor do sol, está repercutindo muito nas redes sociais e mexendo com a fé dos católicos. O fenômeno foi registrado no dia 8 de julho de 2022, numa fazenda no povoado Marreco ou Marcolândia, no pequeno município de Vila Nova dos Martírios, a 663 km de São Luis, na Região Sudoeste do Estado.

O vaqueiro José Luis Santos Silva, 44 anos, contou a reportagem que naquele dia ele era o encarregado de conduzir o gado dos currais ao pasto quando ao se deparar com o sol numa claridade diferente dos demais dias, teve uma grande vontade de usar o celular para fazer o registro.  Enquanto estava gravando o vídeo, ele agradeceu a Deus  pelo bonito dia.

No momento da gravação ele observou  que o sol estava lindo e com o brilho diferente, mesmo sendo muito cedo da manhã, mas foi horas mais tarde em casa ao verificar a gravação que descobriu a imagem que seria de Nossa Senhora.

“Nasceu um sol tão bonito naquele dia, eu estava amontado num cavalo tocando o gado”, relembrou o homem que negou qualquer montagem na gravação. Sobre isso ele foi enfático: “eu nem vi aquela imagem antes, só vi o sol que estava nascendo muito bonito e depois fui olhar o vídeo e vi a imagem”.

No momento da gravação ele estava sozinho no local, que fica nas proximidades do riacho Marrequinha que corta o povoado. Outra coisa curiosa é que ele disse que não costumava andar com o celular, mas naquele dia acabou levando o aparelho de comunicação ao trabalho e ao ver o sol diferente sentiu grande vontade de gravar as imagens.

“Muita gente viu as imagens e já teve gente que ligou para mim perguntando se era montagem. Olha, se for montagem, só se for do homem la de cima por que eu mesmo não fiz não, apenas filmei(…)”, explicou que nas suas palavras definiu a imagem dizendo que “parecia uma santa com o sol no meio”. 

De origem humilde, o vaqueiro, que é evangélico da Assembleia de Deus, não se importou em divulgar a gravação com a imagem que lembra Nossa Senhora, e apontou um motivo pelo qual acreditou na imagem como um sinal divino: “Sempre na Bíblia diz, que no final dos tempos vão acontecer os sinais, agora é pouca gente que vai ver. Eu mesmo não vi (a olho nu), e se não tivesse filmado jamais ia ver que tinha acontecido isso aí no sol”.

Casado, pai de três filhos com as idades de 13 anos, 11 anos e 2 anos, e a esposa, assim como ele, é evangélica. No relato dele, ela também ficou bem impressionada com a imagem. “É coisa divina, isso ai. Para quem não acredita que existe Deus, isso aqui é um exemplo” racionou.

A gravação se espalhou nas redes sociais e grupos de WhtasApp como fogo em rastilho de pólvora. Luis disse que uma liderança de sua igreja viu a imagem e comentou ter ficado impressionada, mas evitou emitir sua opinião.

Dois bispos católicos maranhenses tiveram acesso à gravação, mas também, não comentaram sobre o fenômeno.

Professor explica o que pode ter ocorrido com a imagem

Procurado pela reportagem, o professor de física de um cursinho pré-vestibular de Imperatriz, cidade, polo da região onde fica Vila Nova dos Martírios, Glauco Almeida, se posicionou sobre a gravação do vídeo e foto onde aparece a suposta imagem de Nossa Senhora.

O educador, que atualmente está cursando doutorado em ciências dos materiais, ciência que estuda a composição e propriedade de material em geral e no caso dele o estudo dos vidros, disse que do ponto de vista da física a imagem pode ser associada a uma aberração cromática. Seria, no entendimento dele, uma deformação na capa que recobre a proteção das lentes do celular.

“Por que que a gente acha que é isso. É se você olhar ao olho nu não vê nenhum tipo de imagem, e pelo que foi dito foi feita uma gravação com outro celular e não foi vista nada.  Ai a gente trabalha no campo das suposições por que para dar certeza teria que pegar o celular e fazer uma análise bem detalhada”, finalizou o professor.

Explicação

Sobre o segundo celular que não gravou nada de anormal no sol, cabe explicar. Intrigado com a gravação, o vaqueiro pediu para sua esposa fazer uma gravação do sol com outro celular durante um dia em que ela estava na sede de Cidelândia, município vizinho. Ele fez outras gravações no mesmo dia( no caso foi 23 de julho), e praticamente o mesmo horário e no celular dele foi possível capturar a mesma imagem em foto, mas no celular da esposa não aconteceu nada. A imagem da foto feita por Luis que ilustra esta reportagem foi feita na manhã do dia 23 de julho, quinze dias após o dia da gravação do vídeo do fenômeno.

Veja reportagem, em vídeo:

(Foto: Luis Oliveira-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *