Imperatriz

Veja o que é ozonioterapia e seus benefícios para a saúde

A técnica é  muito usada nos tratamentos de dores em geral como por exemplo, coluna e dores nos joelhos.

Maranhão Notícias

A ozonioterapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) aprovadas desde 2006 pelo Ministério da Saúde(MS), mas, ainda, pouco conhecidas e umas das razões é o pouco conhecimento da população quanto aos inúmeros benefícios desse tipo de tratamento.

A ozonioterapia é uma técnica capaz de oxigenar e revigorar as células responsáveis pelo processo de respiração celular e respectivamente, melhorar o nosso sistema imunológico. Uma vez revigorado, esse sistema imunológico tem condições de enfrentar doenças como a Covid-19 e reduzir os efeitos devastadores desse vírus. A técnica é muito usada nos tratamentos de dores em geral como por exemplo, coluna e dores nos joelhos.

Utilizada desde a 1ª Guerra Mundial, em 1916, pelos soldados feridos, como forma de antibiótico e antiinflamatório para tratar feridas e aumentar as defesas orgânicas, a ozonioterapia ganhou o mundo nos últimos anos. Atualmente essa técnica é utilizada com sucesso em países da Europa como Alemanha, França, Rússia e Portugal, sendo que nos últimos anos os planos de saúde cobrem esse tipo de tratamento, nesses países.

“Nós dependemos muito do oxigênio para viver, as células também, e obviamente a ozonioterapia é uma técnica muito eficiente e com pouquíssimos efeitos colaterais e trazendo grandes benefícios à saúde, principalmente às pessoas que estão fazendo quimioterapia, radioterapia e pessoas que sofrem de pé diabético, com previsão de amputação de perna”, explica o biomédico David Rodrigues, especialista em acupuntura e terapias integrativas. Há casos em que o paciente com previsão de amputação de pé ou perna devido ao pé diabético pode até evitar a amputação após o tratamento com ozonioterapia.

O tratamento

O especialista fez questão de ressaltar que o tratamento é iniciado após o paciente passar por uma consulta para avaliação do quadro clínico, para posterior planejamento. O tratamento, segundo ele, pode variar de 10 a 30 sessões, dependendo da necessidade do paciente.

“No caso do pé diabético, iniciando o processo inflamatório ou já com feridas, com necrose, tudo depende, mas normalmente o planejamento de tratamento é a partir de 10 sessões”, destacou o especialista, que trouxe o tratamento para Imperatriz há dois meses e atende na clínica Parceiros da Saúde, no bairro Juçara, em Imperatriz. O preço de cada sessão, também, não foi divulgado, mas há uma pista: os preços são acessíveis. Além da ozonioterapia, o especialista também atende com a Terapia Eletroacupuntura e a Terapia Magnética.

A administração terapêutica do ozônio pode ser de forma local, retal, hemoterapia menor e sua eficácia vem sendo estudada por especialistas de vários países.

Com tantos benefícios, David Rodrigues lamenta que esses tratamentos não sejam oferecidos em larga escala pelo SUS, mas sugeriu que a maioria das pessoas não conhece, e por isso não procura esses tipos de técnicas, que podem ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida.

(Foto: Maranhão Notícias).

 

(Obs: Clínica Parceiros da Saúde: Rua Hermes da Fonseca entre Rua Ceará e Rio Grande, bairro Juçara, em Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *