Imperatriz

Videomonitoramento: em 4 anos sistema esclareceu acidentes e ajudou a prender criminosos em ITZ

O videomonitoramento é um serviço que foi compromisso de campanha do prefeito Assis Ramos.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Em quatro anos de funcionamento, o sistema de videomonitoraento vem atingindo as expectativas da Prefeitura de Imperatriz com o atendimento de 520 ocorrências até a última sexta-feira(29). Já foram muito mais, mas atualmente são 15 em funcionamento em pontos estratégico e a meta é chegar a 30 câmaras no próximo ano, sendo que cada uma possui alta resolução e alcance de 360 graus ao seu redor.

“O sistema de videomonitoramento fez quatro anos com muitos resultados positivos e a tendência é que continuemos com mais avanços. Isso prova que a gestão fez um bom investimento que atende as expectativas e garantem a segurança do trânsito viário, mas não só isso, auxilia também na segurança pública”, avaliou o coordenador de trânsito, a Secretaria  Municipal de Trânsito e Transportes(Setran), Hodislan Maciel.

Conforme relatório de trabalho divulgado na semana passada, além do videomonitoramento, o sitema de radar(que faz parte do videomonitoramento), também ajudou a diminuir o índice de acidentes de trânsito nas vias públicas na cidade, e acabar com os “rachas” que eram comuns nas avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa. Esse tipo de ocorrência zerou com ou sem registro de morte.

No período da pandemia, o sistema de videomonitoramento foi importante para “dedurar” os trabalhadores que saíssem de casa desobedecendo às medidas de restritivas mais severas impostas pelas autoridades, além de ajudar a garantir a segurança público no centro e nos bairros. 

Ele foi e continua sendo importante para monitorar grandes eventos na cidade como festas na Avenida Beira-Rio, Carnaval popular na Praça da Cultura e Avenida Beira Rio, eventos religiosos como a Festa de Corpus Christi, procissões da Igreja Católica, réveillon, aniversário da cidade, corridas de rua, Parada cívica de 7 de Setembro, cavalgada, eventos esportivos próximo ao estádio municipal e a movimentação da vida noturna nas avenidas Babaçulândia, Pedro Neiva de Santana, Centro e setor da beira rio e XV de novembro.

Nos casos de flagrante de acidentes de trânsito, inclusive com morte, as imagens auxiliaram a perícia do Instituto de Criminalística (ICRIM) e também serviram ao Grupo Tático de Trânsito da Setran (GTT), para ajudar na confecção do boletim de ocorrência de trânsito.

De forma específica sobre o controle do fluxo do trânsito, o videomonitoramento ajudou e ajuda no controle do trânsito no viaduto, ajuda a diminuir congestionamentos, notifica veículos quebrados na via e caminhões que sobem no viaduto, dentre outras.

(Foto: Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *