Zeca Tocantins lança livro “A Rua do fio”, em Imperatriz
O lançamento contou com a participação de artistas locais como a cantora Carleibe Holanda e de dois poetas e um músico.
Maranhão Noticias
IMPERATRIZ – O escritor, cantor e compositor José Bonifácio Cézar Ribeiro, o popular Zeca Tocantins, lançou na noite dessa sexta-feira(14), no Centro Cultural Tatajuba, na Praça Brasil, Centro, o livro “A Rua do Fio”, obra que resgata a memória afetiva e cultural da Rua D.Pedro II, uma das primeiras ruas de Imperatriz. Exemplares do livro podem ser encontrados com o autor e na Academia Imperatrizense de Letras (AIL), a qual Zeca é uma dos integrantes.
O evento foi marcado pela simplicidade, leveza e momentos de emoção e saudade como “Ave de Arribação”, uma das músicas de sucesso do saudoso Neném Bragança.
Bastante animado e com um violão, Zeca abriu o evento agradecendo a presença de uma plateia de aproximadamente 50 pessoas, formada em sua maioria por jovens.
Alguns artistas locais compareceram e dividiram o palco com Zeca como foi o caso do músico Sanzio Rossine, da cantora Carleibe Holanda, do poeta pernambucano Marcos Lucena, e do poeta Luís Carlos Pinheiro, da cidade de Grajaú.
O evento alternou a declamação de poesias sobre o amor, a vida e músicas regionais com direito a momentos de interação com o público. Zeca respondeu perguntas da plateia sobre vários temas ligados a cultura e inclusive sobre o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), um dos maiores eventos literários do Nordeste que está no calendário nacional de feiras literárias e foi fundado pelo artista.
“São celebrações. Essas coisas não são para multidões, são para pessoas que têm sensibilidade e nem todo mundo tem sensibilidade. A poesia tem essa vertente telúrica da vivência, a noite foi muito linda”, avaliou Zeca Tocantins sobre o evento e fez questão de agradecer a presença das pessoas e, em especial dos artistas que, segundo ele, o surpreenderam e do Centro Tatajuba pela cessão do espaço.
O livro
Sobre o livro, Zeca adiantou que a obra é um pouco do resgate da história de Imperatriz e muita gente que o ler vai se identificar com as histórias e causos, poemas, dentre outros.
Em conversa com o público durante o evento ele lembrou de peculiaridades da rua que se chamava “Rua do fio”, pela presença de fios do telégrafo e lembrou de sua infância naquele cenário.
O livro poderá ser encontrado na Academia Imperatrizense de Letra, na Praça da Cultural e com o próprio Zeca Tocantins.
(Fotos: Maranhão Noticias).