Católicos relembram aparições e pedem pelo fim da pandemia à Nossa Senhora de Fátima
Este ano os católicos se reúem virtualmente em trinta santários marianos para rezar pelo fim da pandemia.
Maranhão Notícias
VATICANO – Neste dia 13 de Maio os católicos de todo o mundo festejam os mais de 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, que traz no sobrenome a cidade distante 130 km da capital Lisboa, em Portugal, considerada a “terra natal” da santa. As aparições a três crianças portuguesas (pastorinhas de ovelhas) e os três segredos conferidos a elas só divulgados parcialmente anos depois reforçam a fé dos católicos.
Neste ano de pandemia, as homenagens públicas a santa passaram por mudança em relação a anos anteriores. Em vez de multidões no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o Papa Francisco pediu aos católicos que realizem uma maratona de orações em trinta santuários marianos do mundo, entre eles, o de Fátima e o de Aparecida, em São Paulo.
Pela programação, nesta quinta-feira, as orações ficam por conta do Santuário de Fátima e serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais a partir das 13h (Horário de Brasília), segundo o site Vatican News. O Terço será rezado no Santuário de Fátima, com intenção pelos encarcerados.
A criação do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dá expressão ao pedido de Nossa Senhora do Rosário, já citado em 13 de agosto de 1917 e expressamente indicado na aparição de 13 de outubro do mesmo ano a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário” (Primeira Memória da Irmã Lúcia). A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria e, desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.
Os segredos
Os pastorinhos os quais, segundo a história, receberam as aparições eram os irmãos Lucia dos Santos, Francisco e Jacinta Maria , que tinham naquele tempo 10,9 e 7 anos, respectivamente. Eles ficaram mundialmente conhecidos por ocasião das aparições de Fátima, sendo a primeira delas, a de um “Anjo da Paz”, que fez o anúncio de que Nossa Senhora de Fátima falaria com eles.
A primeira aparição foi em 13 de maio com o fenômeno do Sol, ocasião em que o sol “baila” no céu, que era para que ela se apresentasse – e isso aconteceu perante uma multidão de mais de 70 mil pessoas, sendo que o dia era de chuva e de repente o tempo virou –. As demais aparições foram sempre no dia 13, sendo assim, nos dias 13 de junho, 13 de julho e 13 de outubro.
(Sanutário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Foto: Pixabay).