COPÃO MA DO SUL: seleção de Amarante volta vencer João Lisboa e conquista título inédito
A Polícia Militar calculou 4 mil torcedores presentes no Estádio Frei Evaldo, em Amarante.
Maranhão Notícias
AMARANTE DO MARANHÃO – A seleção de Amarante do Maranhão é a campeã do XI Copão Maranhão do Sul. O elenco comandado pelo treinador Enoque Azevedo, havia vencido a primeira partida em João Lisboa, por 1 a 0, e nesse sábado(21), confirmou seu favoritismo com uma vitória por 2 a 0 sobre a seleção de João Lisboa e a conquista inédita do titulo da competição regional que pagou prêmio de R$ 30 mil além da maioria dos prêmios correlatos.
A partida começou equilibrada, com lances de perigo para os dois lados e muita intensidade. No primeiro lance, a seleção de João Lisboa teve que trocar Ênio por Feijão, após o atleta se machucar antes do primeiro minuto de jogo.
Amarante protagonizou o primeiro lance de perigo com uma falta perto da meia lua da grande área. O atleta Pela cobrou e a bola passou por cima do travessão. Aproximadamente dois minutos depois foi a vez de Rogério Maranhão, de João Lisboa, cobrar uma falta das proximidades da grande área e mandar a bola por cima do travessão. Passou bem perto. Os times ainda tiveram outras oportunidades de marcar e Amarante pressionou muito nos instantes finais, mas o primeiro tempo encerrou mesmo sem gols.
Emoções no segundo tempo
Mesmo com a vantagem de poder empatar para levantar o troféu, Amarante foi para cima e passou a pressionar mais. Joao Lisboa passou a perder a bola no meio e a zaga entáo bem postada no primeiro tempo começou a ter falhas pontuais. O resultado dessa combinação foi e as jogadas de ataques mais intensas de Amarante que abriu o placar aos 2 minutos do 2ª tempo com Sabino, de cabeça. Após cobrança de escanteio pela direita, o volante cabeceou entre os zagueiros e correu para o abraço e a toricda passou a gritar “É campeão, é campeçao!”.
A seleção de João Lisboa esboçou uma reação, mas a zaga de Amarante estava imbatível. O goleiro Meteoro, também, fez grandes defesas que levantaram a torcida e por sinal o levaram a consolidar a conquista do prêmio de goleiro menos vazado da competição.
Amarante chegou com perigo e obrigou o goleiro Hygor a fazer grandes defesas. Ainda assim, ficou dificil segurar o ataque amarantino por tanto tempo e Kiko ampliou o placar, aos 14 minutos do 2ª tempo.
Com o segundo gol, Amarante passou a administrar enquanto que o adversário parecia sem forças de reação. Uma ou outra jogada de perigo do time da “Gameleira” parou na zaga ou no goleiro Meteoro. A árbitra Ana Erika, com arbitragem perfeita, sinalizou cinco de minutos de acréscimos até apitar o fim da partida e jogadores e torcida explodirem de alegria.
Torcida
A Polícia Militar calculou que 4 mil torcedores estiveram no Estádio Frei Evaldo para prestigiar a grande final do Copão Maranhão do Sul. As torcidas de Amarante e Joao Lisboa ficaram na mesma ala de arquibancada sem qualquer cerca de divisão e ainda assim não houve qualquer incidente.
A comemoração do titulo pela torcida não poderia ter sido melhor. Após apoiar durante toda a partida, a torcida de Amarante comemorou muito, cantor e interagiu com seus jogadores.
O locutor do carro de som que animou a torcida anunciou que após a partida a cidade receberia o show da banda de forró Cavalo de Pau. A festa, no meio da rua no coração da cidade, foi em comemoração aos 70 anos de emancipação politica de Amarante.
Solenidade de entrega da premiação
A solenidade de entrega da premiação foi prestigiada por várias autoridades. O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina e Sul(Amirts), parabenizou as seleções finalistas e entregou o troféu da seleção campeã, a qual elogiou a campanha na competição.
“Parabéns para Amarante. Parece até que a competição foi feita para Amarante, porque todos os prêmios foram para Amarante e terminou no dia do seu aniversário”, disse Assis Ramos.
O dirigente, também, parabenizou a seleção de João Lisboa pela campanha que valorizou a conquista de Amarante e engrandeceu a competição regional. Assis anunciou que ano que vem terá novamente o Copão Maranhão do Sul e convidou os municípios participantes deste ano e outros que estejam interessados.
Assis recebeu um troféu em reconhecimento por seus serviços a frente da Amirts. No primeiro ano construiu uma sede para a entidade e no segundo ano retomou o Copão. Um representante da Suzano, patrocinadora master do evento esportivo recebeu um troféu de agradecimento e foi convidado a continuar com o patrocinio do Copão no ano que vem.
(Fotos: Maranhão Notícias).