Imperatriz

Academia Imperatrizense de Letras deve dar “posse virtual” a dois novos integrantes

O escritor Humberto Barcelos e o jornalista e advogado Elson Araújo são os dois novos eleitos para ocupar cadeiras na academia.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – A Academia Imperatrizense de Letras(AIL), está ultimando detalhes para a solenidade de posse de seu mais novo integrante, o professor e escritor Humberto Barcelos. O pleito eleitoral foi realizado na semana passada e Barcelos concorreu com outros nomes de peso da área literária com outros cinco candidatos que foram o produtor cultural, Axel Brito, cantor, compositor e poeta Henrique Guimarães, a jornalista e escritora Hyana Reis, a doutora em liguística da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Samanta Costa e a professora Maria Natividade, da cidade de João Lisboa.

A eleição de Humberto Barcelos concluiu o processo de reocupação de cadeiras deixadas em consequência da morte dos saudosos escritores Sálvio Dino e o professor Magno Urbano de Macedo.

Na primeira eleição, no dia 18 de março, foi eleito o jornalista e advogado Elson Araújo para ocupar a cadeira nº 2 da AIL, fundada pelo saudoso advogado Sálvio Dino e o escritor Parsondas de Carvalho como patrono.

Na eleição da quinta-feira passada, Humberto Barcelos foi eleito para a cadeira nº 17 que era ocupada pelo professor Magno Urbano.

Segundo Elson Araújo, desafio da diretoria da Academia de Letras é dar posse aos novos eleitos. Umas das possibilidades que vinham sendo estudadas era da solenidade de posse ser presencial durante a inauguraççao da reforma do prédio da academia, mas devido aos decretos sobre a pandemia cresce a possibilidade de o evento  ser virtual.

Histórico

Após esboço pelo poeta e juiz de Direito, José de Ribamar Fiquene e outros intelectuais, na década de 1980, a Academia Imperatrizense de Letras(AIL),  foi fundada pelo jornalista, escritor e pesquisador em desenvolvimento regional, Edmilson Sanches em 1991.

A entidade completa 30 anos de dedicação exclusiva a cultura e preservação da memória e a literatura de Imperatriz e Região.

Os eventos mais destacados promovidos pela entidade são o Prêmio Literário e o Salão do Livro de Imperatriz(Salimp).

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *