Imperatriz

Campanha de Vacinação contra Pólio e Multivacinação termina nesta sexta-feira

Em Imperatriz, assim como em todo o país, a vacinaçao está muito abaixo da meta do Ministério da Saude.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacnação encerram-se oficialmente nesta sexta-feira(30),sem ter atingido a meta do Ministério da Saúde. Em Imperatriz, segundo maior município do Maranhão em número de habitantes, a baixa procura resultou na aplicação de apenas  4.704 doses(31%), de um total de 13 mil doses recebidas.

A baixa procura não se estende apenas a vacina da Pólio, mas as demais que compõem o calendário anual do Ministério da Saúde que corresponde a imunização do público de 0 a menor de 15 anos.

A coordenadora da Coordenação da Atenção Básica em Saúde de Imperatriz, Sormanne Branco ressaltou que as fakes-news sobre a vacina ao público infantil contra a Covid-19 acabou afetando ou desmotivando pais e responsáveis a levarem os filhos para receberem outras vacinas do calendário. No entanto, Sormanne ressaltou que um dos exemplos de que a vacina protege diz respeito a Covid-19 que devido ao imunizante fez reduzir drasticamente o número de caso de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo(UTIs) em ra~zoa dos sintomas serem leves.

No caso de Imperatriz, Sormanne adiantou que os números ficaram tão baixos que o posto que era exclusivo para realização de testes para casos suspeitos de Covid-19, localizado na Unidade de Saúde do bairro Vila Nova está sendo adaptado para oferecer testes e receber casos suspeitos de pessoas com a Varíola dos Macacos.

Mesmo com o número irrisório de casos de Covid-19, a coordenadora lembrou que as pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal devem faze-lo.

“É muito importante que as pessoas procurem as unidades de saúde para completar seu calendário vacinal. Infelizmente ainda existe gente que não tomou nem a primeira dose contra a Covid-19, tem gente que não fez a segunda, a terceira e a quarta dose então elas devem procurar as UBS porque continuamos ofertando esses imunizantes”, destacou.

Novo prazo

Sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacnação, Sormanne disse apenas que acredita que o prazo que se encerra nesta sexta-feira seja prorrogado pelo Ministério da Sáude. No entanto, essa decisão só será conhecida na próxima semana.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município que funcionam das 8h às 17h, sendo que quatro delas funcionam em horário estendido até às 20h, que são elas: Milton Lopes, no bairro Bacuri; Maria Aragão, no Parque Alvorada; Vila Lobão, no bairro de nome homônimo e Cafeteira, no bairro Vila Cafeteira.

(UBS Vila Nova passa a ser referência para casos suspeitos de Varíola dos Macacos- Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *