Imperatriz

Centro Cultural Tatajuba recebe exposição do artista plástico Tonneves

O artista plástico Tonneves se declara um “artista rústico natural” e quer que suas obras provoquem uma reflexão sobre sustentabilidade ambiental.

Centro Cultural Tatajuba- Divulgação assessoria

IMPERATRIZ – Imperatriz acaba de ganhar uma galeria de arte. É a Galeria Sol, do Centro Cultural Tatajuba, foi inaugurada nesta sexta-feira(14) às 18h, com a exposição gratuita “Lágrimas Verdes – O Legado” do artista plástico Tonneves.

O evento de inauguração é aberto ao público e contará com visita guiada, com a presença do artista, além de apresentações de música, dança e poesia relacionadas ao tema da exposição. Serão distribuídas mudas de açaí, ipê e oiti para os 30 primeiros visitantes que chegarem ao evento. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Suzano, a exposição estará aberta para visitação até o dia 14 de setembro de 2023 no centro cultural.    

A mostra nasceu guiada pelo poema “Lágrimas Verdes”, de autoria do Tonneves, que, a partir dele, criou seis telas surrealistas com a técnica óleo sobre tela, produzidas entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. O texto poético e as obras “Éden (Pishon)”, “Filho da terra”, “Genetikos (Herança)”, “Remanescente”, “Urbanicídio” e “Vidas solidárias” têm a intenção de conscientizar as pessoas sobre o legado que deixarão para as próximas gerações.

Sobre seu fazer artístico, Tonneves se declara um “artista rústico natural” e diz desejar que as obras expostas provoquem uma reflexão sobre temas como sustentabilidade ambiental, efeitos do desmatamento e destruição da biodiversidade, e que também gerem uma identificação no espectador que seja capaz de fazê-lo pensar sobre sua vida.

“A polidez se apresenta no meu trabalho na sutileza de cada tema, de cada conversa da minha tela com o espectador dela e vice-versa. Então, eu quero que as pessoas ao olharem para o meu trabalho se identifiquem, que elas se vejam naquele trabalho mesmo que seu rosto não esteja alí, mas que esteja uma célula da sua cultura, do seu dia a dia, da sua vida”, afirma o artista.

A ideia para a exposição acontecer no centro cultural surgiu a partir de uma conversa entre Tonneves e Solanda Steckelberg, fundadora do Tatajuba, que se autodeclara admiradora do trabalho do artista: “Tonneves traduz sua sensibilidade para a tela com notável refinamento técnico e nos presenteia com uma riqueza de detalhes e uma experiência impactante. Nosso desejo é que o público visitante seja abraçado pela poesia deste artista, mas também despertado em seus sentidos. A cada tela, o encontro simultâneo com a obra de Tonneves e consigo mesmo. Oferecer essa conexão entre a arte e o nosso visitante é para o Centro Cultural Tatajuba uma grande alegria”, comenta a gestora cultural.

As telas ficarão expostas para os visitantes no Centro Cultural Tatajuba, na galeria Sol, de segunda à sexta de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12. A entrada da  galeria está localizada na Rua Paraíba, nº 741, Centro, perto do Hotel Posseidon.

Sobre Tonneves

José Antônio Neves da Silva, artisticamente conhecido como Tonneves, ou apenas Ton, nasceu em Pedreiras – MA, em 08 de agosto de 1963. Ficou em sua cidade natal até os 5 anos de idade. Aos 13 anos despertou para a arte na cidade de Altamira – PA, com o prêmio máximo alcançado numa coletiva escolar em 1976. Em 1981, pintou o seu primeiro trabalho em óleo sobre tela retratando a figura de um amigo.

No ano de 1983, internacionalizou sua arte, ao comercializar três obras no estilo natureza morta, casario e paisagem, para uma colecionadora de arte do Japão.

No ano de 1996, o seu trabalho “Retrato do Tocantins” foi adquirido por Jefferson Alves, na época representante do então presidente Fernando Henrique Cardoso na Região Tocantina.

Nos anos de 1992 e 1993, Tonneves conquistou o primeiro lugar no “SACI” – Salão de Arte Contemporânea de Imperatriz, com as telas “Nu dormindo” e “Fruteira de Bronze”, respectivamente. Em 1995, participou com cinco telas da Coletiva de Maio realizada no Convento das Mercês em São Luís – MA.

Tonneves se considera impressionista com uma tendência barroca, numa fusão dos dois cria seu estilo próprio pintando temas regionais e da atualidade. É considerado um dos Mestres da Cultura Popular imperatrizense, já ministrou vários cursos e oficinas de desenho e pintura, retratou figuras importantes em suas telas e fez participações em algumas exposições na cidade de Imperatriz.

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Ele oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. O Tatajuba fica na Av. Getúlio Vargas, 1665 – Centro, perto da Praça Brasil. Para ficar sabendo das novas oficinas.

(Foto: Ericleia Claricia Dallo da Assessoria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *