Classificação do Maranhão abre vaga para o Imperatriz em competição nacional
Nos pênaltis o Maranhão venceu o Tuntum por 6 a 5.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – O Imperatriz vai voltar a disputar uma competição nacional em 2025. A conquista da vaga se deu em razão da classificação do Maranhão Atlético Clube(MAC), para a final do Campeonato Maranhense 2024 após vitória nos pênaltis contra o Tuntum Esporte Clube.
Na contagem geral da competição, o Cavalo de Aço terminou sua participação em terceiro lugar com 25 pontos.
Na noite de ontem deu tudo certo para o Imperatriz, uma vez que o time quadricolor venceu o Leão dos Cocais por diferença de um gol e a decisão foi para as cobranças de pênalti. O Colorado segue em terceiro na classificação geral.
Embora não tenha comentado nada oficialmente, a diretoria do Imperatriz estava aguardando o resultado da partida da noite de ontem para começar a preparar seu planejamento para a temporada 2025, que já tem garantido o Campeonato Maranhense da série A. O Cavalo deverá ficar com o Campeonato Brasileiro da Série D e quem sabe até Copa do Brasil.
Entenda como o Imperatriz vai ficar com a vaga
Com o fim da Copa FM, as duas vagas, para o campeão e o vice-campeão, na Copa do Brasil e Série D ficaram para os quatro primeiros do Campeonato Maranhense. Então temos as vagas do Campeonato Maranhense e mais as vagas da extinta Copa FMF.
O Imperatriz terminou a competição com 25 pontos, com a terceira posição no maranhense. O Sampaio está na final do Maranhense e não vai usar essa vaga na Série D porque ele está na Série C. Mesmo na hipótese do Sampaio cair para a Série “D” no próximo ano, ele vai disputar a quarta divisão pela queda e não pela vaga no maranhense.
Sobre o Imperatriz conquistar a vaga para a Copa do Brasil a situação é complexa. Atualmente o Estado do Maranhão tem direito a apenas duas vagas que seriam do Sampaio e Maranhão. No caso do Estado do Maranhão venha a ter mais uma vaga( a terceira vaga), então o Imperatriz poderia escolher entre Campeonato Brasileiro da Série “D” ou Copa do Brasil e o quarto colocado(o Tuntum), ficaria com o que sobrasse.
(Foto: Gabriel Dias-SID arquivo).