Maranhão

Comércio fecha na segunda e terça de Carmaval, em São Luís

Apenas serviços essenciais mantém funcionamento durante todo o feriado na capital maranhense.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – O comércio de São Luís, que inclui o setor da Rua Grande e bairros, não vai abrir as portas nesta segunda e terça-feira de Carnaval e só volta a funcionar a partir das 13h de “Quarta-feira de cinzas”. A decisão faz parte de acordo coletivo de trabalho firmado entre representantes de sindicatos de empregadores e empregados do comércio na capital.

O superintendente da Federação do Comércio do Estado do Maranhão(Fecomércio), Max Medeiros informou que a mesma regra vale para os shoppings centers da capital. Não estão inclusos nesse acordo coletivo e podem abrir as portas durante o feriado prolongado as atividades consideradas essenciais como os supermercados, farmácias enre outros. No caso so shoppings, a execeção são as praças de alimentação e outras áreas de lazer.

O representante da Fecomércio ressaltou que embora mais uma vez não ocorra a folia de carnaval promovida pelo poder público em razão da pandemia , a situação deste ano é mehor do que em 2021. No ano passado, segundo ele, nenhuma festa de carnaval foi realizada, diferentemente deste ano que só não acontecerão as festas públicas e as privadas serão permitidas mediante a adoção de medidas de contenção a covid-19.

“Este ano temos as festas privadas, restaurantes, casas de eventos poderão realizar essas festividades, o que poderão promover um aquecimento para o comercio, principalmente ao comércio ligado a armarinho, vestuário, e principalemente o setor varejista de supermercado, com a venda de bebidas pelas festas reaizadas emc asa. Todo isso deve ajudar a aquecer um pouco a economia”, disse Max Medeiros em entrevista a TV Mirante.

Sobre a recuperação da economia, a lidrança revelou que mês a mês o setor vem registrando uma melhora, principalmente em razão da maior confiança do consumidor e dos empresários. Outro ponto que vai ajudar a economia será o ano eleitoral, segundo a liderança.

Datas

Em tempos sem pandemia, o Carnaval é a primeira data do primeiro trimestre que ajuda a aquecer a economia no Estado, seguido de datas importantes como Páscoa, Dia das Mães, considerada uma das melhores datas para as vendas no ano.

“O Carnaval e a Páscoa são datas importantes e sazonais que  aquecem a economia(comécio), mas a primeira grande data para o comércio mesmo é o Dia das Mães, em maio que traz um pico de consumo mais elevado para o setor como um todo”, finalizou.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *