Maranhão

Governo analisa novas medidas restritivas, mas sem previsão de lockdown, diz Flávio Dino

Flávio Dino diz que no MA não há registro oficial da nova variante da Covid-19 de Manaus e vacina.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – O governador Flávio Dino(PcdoB) reafirmou em entrevista virtual, na manhã desta sexta-feira(29), que oficialmente o Maranhão, ainda, não notificou nenhum caso da nova variante brasileira da Covid-19, encontrado inicialmente em Manaus(AM). Apesar disso, o governador diz há uma “leitura empirica de que provavelmente essa variante já esteja em todo o território nacional”.

Em longa explanação, Flávio Dino falou das ações que estão sendo adotadas pelo governo no combate ao Novo coronavirus como a abertura de vagas para novos leitos de UTI e a aquisição e a logística de transporte da vacina contra infecção para os municípios do Estado. Após a ampliação de leitos em São Luís, há previsão, também para Açailândia e Imperatriz.

“A nossa avaliação é que esta variante de Manaus está presente no nosso Estado, e é uma das razões é que, na minha avaliação, temos essa tendência de crescimento tendo em vista que estamos na Amazonia, temos ai o Amazonas, o Pará, o tempo de chuvas, infelizmente temos sim esta variante no Estado”, disse.

Em resposta a perguntas da imprensa, o governador admitiu que possui documentos técnicos e de profissionais de saúde que recomendam a adoção de lockdown, mas está dialogando com o Ministério Público e a sociedade e, pelo menos no momento, não há essa possibilidade. Ele acrescentou que no acompanhamento diário das informações sobre os casos está avaliando o funcionamento das medidas de contenção contidas no atual decreto como o distanciamento e uso de máscaras e estas informações, somadas a outras podem ou não resultar na decretação do lockdown, mas por enquando sem previsao de novas medidas restritivas mais rigidas e o lockdown.

“Estamos atuando em duas linhas: avançar com a vacina e querendo o cumprimento dos protocolos”. E acrescentou “Vamos analizar o uso de máscaras. Se houve sucesso nisso, que não depende só do governador, eu acreito que vamos conter esta escalada. Neste momento cogitamos medidas restrtivas sim, mas não há nenhuma decisão sobre isso”.

Carnaval e Festas Juninas

O chefe do poder executivo maranhense reafirmou o cancelamento das festas de Carnaval no Estado e disse que, ainda, aguarda tomar uma decisão se os dias da folia são ponto facultativo ou não.

Sobre o São João, festividades que são muito marcantes em São Luís e vários municípios, Dino afirmou que tem fé que no período o cenário esteja propício para a realização.

“Eu, como cristão católico tenho muita fé em São João, São Pedro e São Marçal, mas  só vou ter esse quadro no inicio de maio. Tenho esta esperança, esta expectattiva. Hoje o mais provável é que não tenhamos as festas juninas porque não temos a garantia de que tenhamos a vacina”, supôs o executivo.

Críticas ao governo federal

Ao falar sobre a aquisição de vacinas contra a Covid-19 Flávio Dino não poupou o Governo Federal. Ele disse que o Ministério da Saúde precisa dizer, o mais breve possivel, se vai ou não comprar mais vacinas por que se não for os Estados o farão. No entanto frisou que esta decisão precisar ser formalizada para que os Estados comprem a vacina diretamente no Instituto Butantan.

Dino, também, criticou a postura de quem, segundo ele, diz que não é possível conciliar o combate a Covid-19 e a economia. Segundo ele, é exatamente o contrário, é preciso cuidar da saúde para garantir a economia e não o contrário.

“Portugal fechou fronteira hoje, e então quando dizem que ficar em casa não resolver isso é uma mentira. Dizer que isolamento social não resolve nada é uma mentira” e finalizou o raciocínio se referindo ao presidente Jair Bolsonaro: “Não é possível que todo o mundo esteja errado e só ele esteja certo”.(Foto: Governo do Maranhão-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *