Maranhão

Maranhão recebe primeiro lote de vacinas contra a Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula recebeu as doses em São Paulo.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – A Secrtaria de Estado da Saúde do Maranhão(SES), recebeu na manhã desta segunda-feira(18), o primeiro lote de vacinas destinado ao Estado. Carlos Lula fez questão gravar um vídeo postado em seus redes sociais, ainda em São Paulo, no qual fala sobre sua emoção de receber as doses.

O Ministério da Saúde informou que ao Maranhão serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac. Também serão entregues separadamente 41.200 doses já separadas para aplicar nos indígenas.

“Gente, neste momento estou aqui na câmara fria, em Guarulhos(SP) já com nosso lote de vacina, do Estado do Maranhão. Dia histórico. Vai nos permitir, enfim vencer a pandemia”, diz postagem do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

De acordo com o site G1, o Maranhão é o quarto Estado nordestino com maior número de doses a receber. Além dele, os demais Estados são:Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Com a chegada das doses ao Estado, será colocado em prática o Plano de Vacinação Estadual, em conformidade com orientação do Ministério da Saúde que inicia pelos grupos prioritários. No Maranhão serão três fases com prioridades para as pessoas com maior grau de vulnerabilidade.

1ª fase: Trabalhadores da saúde; pessoas de 75 anos ou mais; mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

2ª fase: Os idosos de 60 a 74 anos.

3º fase: A imunização de pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

Vacinação em São Luís

Pela estimativa da Scretaria Municipal de Saúde, 37 mil profissionais de saúde e 143 idosos acima de 60 anos que vivem em asilos  deverão ser vacinados na primeira fase da campanha que terá duração de sete semanas.

Já a segunda fase da vacinação abrangerá os idosos em geral acima de 60 anos. São quase 80 mil pessoas nesse perfil em São Luís. Outro detalhe: o idoso que tiver mobilidade reduzida ou estiver acamado será vacinado em casa.

 

(Foto: Governo do Maranhão e reprodução redes sociais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *