Imperatriz

Morre em São Paulo, o professor de química Alexandre Passos da Silva

O professor Alexandre Passos era um incentivador da divulgação científica e criou a Fecitec.

Maranhão Notícias

SÃO PAULO – Não resistindo a complicações de um câncer no sistema digestivo, morreu nessa terça-feira(9), em São Paulo, onde estava em tratamento, o professor de Química Alexandre Passos da Silva, 49 anos. Natural do Rio de Janeiro, o educador era muito conhecido em Imperatriz onde chegou em 2004 e ajudou a popularizar projetos e feiras científicas.

A informação sobre a morte precoce do professor Alexandre Passos partiu do jornalista e pesquisador em desenvolvimento humano, Edmilson Sanches em extensa nota divulgada no início da madrugada desta quarta-feira (10).

Segundo Sanches, Alexandre Passos estava morando em São Paulo e desde o fim do ano passado lutava contra o câncer. O velório ocorre na manhã desta quarta, das 8h às 11h, com o enterro marcado para o Cemitério Valle dos Reis, na Rodovia Régis Bittencourt, 5901, km 275,5, no Jardim Oliveiras, município de Taboão da Serra (SP).

Sanches lembrou de vários pontos da passagem de Alexandre por Imperatriz, como o fato de ele ter presidido a Associação do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina e criado a Feira de Ciência e Tecnologia(Fecitec), dentre outras ações na mesma linha. A Fecitec teve 40 projetos na primeira edição e no ano de 2009 já passavam de 200 e envolvia sete Estados brasileiros.

“Sabe-se de diversos professores e professoras que morreram por estas terras tocantinas, imperatrizenses, nestes últimos dias. Em dezembro, foi o Magno Urbano de Macedo, professor universitário e da rede estadual de ensino. Em janeiro, o Jaílson de Macedo Sousa, professor universitário, doutor em Geografia. Agora, nem se completa a primeira dezena de fevereiro e morre, exatamente na tarde de hoje, 9 de fevereiro de 2021, o professor Alexandre Passos da Silva, que estava internado em São Paulo (SP) desde o final de 2020”, observou Sanches na abertura da nota enviada ao portal Maranhão Noticias.

Alexandre foi destacado professor com atuação na Rede Estadual de Ensino e em escolas particulares em Imperatriz.

Após ressaltar o extenso currículo profissional, o vasto conhecimento  e as ações desenvolvidas por Alexandre Passos, Sanches encerrou a nota fazendo uma referencia a um outro Alexandre.

O que mais não poderia fazer Alexandre Passos da Silva, se a saúde não o traísse, se a Eternidade não o levasse, se, tão cedo, não lhe fossem roubados os sonhos e as realidades que ele, como sempre fez, ousaria sonhar e realizar. Ele faria acontecer. Ele. Professor, cientista, trabalhador. Ele. Alexandre. O Grande”, encerrou.

(Foto: Edmilson Sanches-Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *