Maranhão

PF apresenta resultados de operação realizada na reserva indígna Araribóia no MA

A operação aprendeu cerca de 4 toneladas de maconha na área indígena.

Maranhão Notícias com informações da Polícia Federal

SÃO LUÍS – A Superintendência da Polícia Federal no Maranhão apresentou, na manhã desta quinta-feira (2), em entrevista coletiva um balanço das ações desenvolvidas durante a Operação Hefesto.

A ofensiva foi desenvolvida entre os dias 26 e 30 de agosto na terra indígena Araribóia, nas proximidades da cidade de Arame, na Região Sudoeste e atingiu seus objetivos.

Apresentada como um dos braços operacionais da Operação Anhangá, a qual teve como escopo maior o cumprimento de uma série de medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, a Hefesto erradicou mais de 12 mil pés e 5.500 mudas de maconha nas terras indígenas de Araribóia. Ao todo foram encontradas cerca de quatro toneladas da substância entorpecente que foi incinerada.

A ação serviu, ainda, para firmar a presença do Estado na região, garantir maior segurança e dar sensação de segurança a população indígena. A ofensiva empregou 40 oliciais, além de servidores da FUNAI e da Força Nacional.

Apoio logístico

A operação teve o apoio logístico do Exército Brasileiro, por meio do quartel do 50º Batalhão de Infantaria de Selva(50º BIS), bem como do apoio aéreo: eis que foram empregados dois  helicópteros daquela instituição.

A PF destacou que o nome Hefesto é uma alusão a deus grego do fogo, que é a mistura de gases a altas temperaturas, necessária para incineração do plantio de maconha.

(Fotos: Polícia Federal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *