Maranhão

Bares e restaurantes podem reabrir a partir deste sábado no Maranhão

A reabertura será sob regras rigorosas de higiene para evitar a proliferação da Covid-19.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – O novo decreto do Governo do Estado que entra em vigor neste sábado(27), permite a reabertura de bares, restaurantes e praças de alimentação de shoppings e galerias. A reabertura gradual se dará em meio a medidas sanitárias rígidas específicas para evitar a disseminação do novo coronavírus, sendo que as principais são o uso de máscaras, higiene das mãos e o distanciamento social.

O decreto vale em geral para o Estado, mas cada prefeito pode editar as regras de reabertura dos estabelecimentos ou até mesmo não permitir a reabertura dependendo da situação em que seu município se encontre em número de casos da Covid-19.

Conforme o decreto do governador, vai haver fiscalização mais dura por parte da Polícia Militar e Procon, e quem exceder ou descumprir as normas sofrerá punições severas.

Dentre as medidas estão aquelas especificas como o estabelecimento não poder funcionar o serviço self-service, rodízios e o self-service de pães e similares.

Para evitar aglomerações, os bares não poderão permitir as apresentações culturais ou musicais, festas com apresentações de cantores, Djs, bandas e outras atrações dessa natureza.

Regras 

As principais regras para os estabelecimentos são: operar com metade da capacidade física, reduzindo bancos, mesas e cadeiras;  cada mesa deve ter até quatro pessoas, mas todas elas devem morar na mesma residência; Cada mesa precisa estar a pelo menos dois metros de outras mesas; cada mesa deve ser higienizada após a troca de clientes,assim como as toalhas devem ser trocdas a cada uso.

Também não poderá haver aglomerações nem dentro do estabelecimento e nem na entrada como filas, problema que pode ser resolvido com a distribuição de senhas. Em caso de filas, será necessário manter a distância de dois metros entre as pessoas.

Horário

Os bares e restaurantes deverão seguir os seguintes horários: almoço das 11h às 15h; lanches das 10h à 0h; e jantar das 18h à 0h. Já as padarias deverão seguir o horário de 6h às 20h.

(Foto:Pixabay).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *