Imperatriz

Diocese de Imperatriz realiza capacitação para comunicadores de paróquias

O encontro teve a participação de padres diocesanos e do bispo, dom Vilson Basso.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Agentes de Pastoral da Comunicação de 25 paróquias da Diocese de Imperatriz participaram no último  sábado(20), nas dependências da Comunidade da Sagrada Família (CASF), no bairro Beira-Rio, em Imperatriz, de um encontro que abordou a comunicação da Igreja em tempos de inovação tecnológica.  A capacitação abordou sobre o Documento 99, da Igreja sobre as diretrizes da comunicação da Igreja Católica e a inteligência artificial.

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), e um dos pesquisadores com livro escrito sobre a comunicação no âmbito da Igreja Católica, Ricardo Alvarenga apresentou dois temas, o primeiro sobre a origem e importância do Dia Mundial das Comunicações e Atualização da Comunicação da Igreja Católica no Brasil (Documento 99).

“Estamos aqui hoje falando sobre temas atuais, importantes como o Dia Mundial das Comunicações de 2024, assim como, também, as atualizações feitas no Documento 99,, que é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Então conhecer essas realidades é fundamental para que a gente possa trabalhar melhor a dimensão da comunicação nas nossas paróquias, tendo cada vez mais atividades tecnicamente robustas e eticamente comprometidas com a Igreja, e com aquilo que são as reflexões do campo da comunicação na atualidade”, explicou Ricardo Alvarenga.

O educador ressaltou que o encontro fortalece e aproxima, ainda, a comunicação da Igreja por reunir os pasconeiros da diocese e reforça as reflexões sobre a temática em busca de avanços na missão evangelizadora. 

Alvarenga defendeu equilíbrio do comunicador católico diante do novo cenário comunicacional.

“Nem dos perigos, nem das oportunidades, toda e qualquer tecnologia, independentemente, de ser inteligência artificial, sempre pode representar riscos e oportunidades. Então a Igreja vem nos provocando para refletir essas tecnologias que  podem nos ajudar melhorar os processos de comunicação, mas para isso acontecer precisamos entender essa comunicação”, disse o palestrante, citando como referência o  livro “Veias da América Latina”, do escritor Eduardo Galeano.  Para ele, “a primeira condição para a gente transforma alguma coisa é conhecer”.

Presente ao evento, o bispo diocesano Dom Vilson Basso disse que a capacitação é muito importante para o futuro da comunicação da Igreja Católica.

“A comunicação de fato nos ajuda a levar a boa nova a todas as pessoas.  Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura, novo tempo, nova época, nova cultura e nós precisamos nos atualizar na Pastoral da Comunicação para anunciar Jesus ressuscitado para todas as pessoas”, disse Dom Vilson. 

Durante sua fala ao evento, na parte da tarde, Dom Vilson ressaltou a importância da comunicação para a evangelização e citou os exemplos positivos que surgiram na pandemia que foi a criação de uma rede de rádios em Imperatriz que retransmite, ao vivo, “Missa em Seu Lar”, aos domingos e as redes sociais que estão sendo bem utilizadas no processo de evangelização.

Depoimentos

São Muitas as alternativas para o trabalho da Pascom, que não se limita a transmissões de Missas, leitura de avisos e postagem de convites e avisos sobre as atividades da paróquia.

Como assessor da paróquia da padroeira de Imperatriz, Santa Tereza D´Ávila, Antonio Carlos, fez um levantamento de todos os padres que passaram pela paróquia e acabou num estudo inédito e muito importante sobre a fundação da igreja, a fundação de outras paróquias e, respectivamente, a história de Imperatriz. Isso foi possível por que a igreja matriz de Santa Teresa foi fundada por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, e a santa teresa é padroeira e cofundadora da cidade.

A radialista e publicitária Rita Maria falou brevemente de sua nova experiência como comunicadora na paróquia de Santa Rita. Ela ressaltou que vive um novo momento de sua vida “agora trabalhando em prol da evangelização”.

O jornalista João Rodrigues, também, fez breve uso da palavra para compartilhar um pouco de sua experiência de comunicação na Igreja, que influenciou muito sua carreira profissional.

O coordenador da Pascom Diocesana, Josafá Ramalho, falou aos presentes sobre a boa relação da comunicação da Igreja com os meios de comunicação da cidade. Ele lembrou que a imprensa local é parceira e a meta é sempre atender bem e prestar as informações solicitadas aos profissionais de comunicação dos veículos. 

O vice-coordenador da Pascom diocesena, William Martins encerrou o evento com uma palestra na qual abordou sobre as estratégias e a responsabilidade do pasconeiro nas coberturas de eventos como as celebrações solenes, fotos de celebrações, cobertura do festejo, outras coberturas e atividades pastorais.

(Fotos: Pascom Diocese de Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *