Imperatriz

Tradicional cavalgada abre oficialmente a 52ª Expoimp, neste sábado

A cavalgada tem como concentração a Praça da Cultura e a saída está prevista para às 10h pontualmente.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Após muita expectativa acontece neste sábado(2), a 29ª Cavalgada de Imperatriz, que abre oficialmente a 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz(Expoimp), maior evento do setor produtivo da Região e um dos maiores do Estado. As comitivas se concentram a partir das 7h na Praça da Cultura, na Rua Coronel Manoel Bandeira, com partida prevista para às 10h com destino ao parque de exposições.

Com mais de 5 mil inscrições, a cavalgada é o ínicio da feira que deixou de ser realizada nos últimos dois anos em razão da pandemia e volta carregado de expectativas em torno da realização de negócios com a exposição e leilões de animais de alta linhagem, cursos,  shows musicias, dentre outras atividades.

Como vinha ocorrendo todos os anos até 2019, tudo que envolvea Expoimp é superlativo e envolve toda  a cidade que “vive”a feira neste período.

A cavalgada reúne cavaleiros e amazonas de toda a Região. Além de animais como cavalos e bois, as carroças são atrações da cavalgada e uma oportunidade para os condutores desse tipo de transporte conseguirem uma renda extra. Para incentivar a criatividade, a coordenação do Sindicato Rural vai premiar a melhor comitiva com R$ 10 mil.

Para evitar abusos e maus tratos aos animais, dentre outras atividades vedadas, o Ministério Público renova e adequa todos os anos as recomendações para o Sinrural e órgãos parceiros. Este ano, o MP recomenda que cada carroça leve, no máximo, quatro pessoas, sem incluir o carroceiro e é proibido maus tratos aos animais sob pena de prisão de, a circulação de veículos, exceto os oficiais, durante a cavalgada

Carroças identificadas

Com objetivo de melhor controlar a participação, as carroças cadastradas  e receberam adesivo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes(Setran), e durante o cadastramento, os condutores foram orientados por um veterinário sobre os cuidados que devem adotar aos animais. A carroça que for transportar bebidas deve conter apenas o condutor.

Diferente de anos anteriores quando chegaram a se inscrever 200 carroceiros, este ano apenas 61 garantiram a participação. Essa redução é atribuída ao endurecimento das regras para a cavalgada, mas o evento tornou-se mais seguro.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *