Imperatriz

Aberta vacinação contra Covid-19 em Imperatriz; dez pessoas são imunizadas

A abertura da campanha foi num ato na Escola Municipal Tocantins, na rua Simplicio Moreira, Centro, em Imperatriz pelo prefeito Assis Ramos.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – O Município de Imperatriz recebeu 3.260 doses da vacina contra Covid-19 e inicia nesta quarta-feira(20), a campanha de vacinação contra a infecção de acordo com o Plano de Imunização Municipal.  Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, idosos do Lar São Francisco, Vila João XXII e Casa do Idoso Renascer serão imunizados nesta primeira fase.

A secretaria de saúde, Mariana Jales reafirmou que nesta primeira fase a vacinação será apenas para os grupos prioritários e, com a chegada das demais doses, a imunização será estendida para outros grupos até toda a população.

Durante a solenidade, a coordenadora de imunização, Socorro Ribeiro se emocionou ao lembrar que em 32 anos de trabalho na área da saúde nunca havia atuado em campanhas de vacinação numa pandemia como a do Covid-19. Lembrou que muitas pessoas morreram, inclusive profissionais de saúde na linha de frente do combate a doença, como médicos e enfermeiros.

“Como foi bem colocado pela Socorro, que tem grande experiência para falar, e temos o sentimento de gratidão aos cientistas que se debruçaram em pesquisas desde o início da pandemia e começamos 2021 com a esperança palmilhando nosso caminho, então saúdo aqui nossos trabalhadores da saúde”, disse a diretora regional de saúde, Iracilda Viana. Ela lembrou que o Maranhão é o primeiro Estado, depois de São Paulo, a iniciar a vacinação contra Covid-19.

O prefeito Assis Ramos fez uso da palavra para agradecer o trabalho dos profissionais de saúde e reforçou que vai tomar a vacina.

“Já falei com dona Rita que se ela não tomar a vacina não tomo mais café na banca dela”, brincou Assis para exemplificar que confia na vacina e que as pessoas devem procurar fontes oficiais e não ligar para as fakes news. Ele, também, agradeceu os profissionais de saúde pelo empenho no combate a infecção e ao presidente Jair Bolsonaro pelo envio da vacina.

Vacinação em Imperatriz

O enfermeiro Manoel Braga Bastos, lotado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi o primeiro a receber a vacina. Ele é obeso, hipertenso, diabético e passou por dois cateterísmos e foi escolhido por ser da linha de frente do combate a doença. 

Em seguida foi a vez do técnico em enfermagem do Hospital de Campanha de Imperatriz, Mário Gomes Pereira que integra o grupo de risco.

A terceira pessoa a ser imunizada pelo Município foi a indígena Sônia Guajajara, seguida da médica Andreia Napo, infectologista que atuou no plano de combate ao Novo coronavírus em Imperatriz; a médica Auducleia Lima Luz, do Hospital Infantil de Imperatriz; o motorista de ambulância da Unimed Francisco Soares de Sousa; a técnica em enfermagem do Hospital Santa Mônica, Maria Lucineide Vieira Silva, 55 anos; o pastor evangélico e profissional da ala Covid-19 do Hospital Infantil, Ronscicleber Costa Pereira,42 anos, que é hipertenso e as técnicas em enfermagem da UPA Bernardo Sayão, Odete Rodrigues dos Santos e Ildete Costa Falcão, 62 anos.

Participantes do eventos

O lançamento de campanha de vacinação contou com a presença do prefeito Assis Ramos, a primeira –dama, Janaína Ramos, a Diretora Regional de Saúde, Iravilda Viana, a secretária municipal da saúde, Mariana Jales, a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, a coordenadora da Vigilândia em Saúde, Gisely Vieira, além dos vereadores Alberto Sousa, presidente da Câmara, o vereador Antonio Pimentel e o vice-pefeito Alcemir Conceição.(Fotos: Edmara Silva- Assessoria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *