Imperatriz

Câmara concede título de cidadania a desembargadora do TJ-MA, Angela Salazar

A homenagem aprovada por unanimidade pelos vereadores de Imperatriz.

Câmara Municipal de Imperatriz-Divulgação

IMPERATRIZ – Com quórum qualificado, 14 votos, a Câmara Municipal aprovou na  última quarta-feira(15), o projeto de Decreto Legislativo nº 67/2022, que tornará cidadã de Imperatriz, a magistrada Angela Maria Moraes Salazar, desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O Título de Cidadania é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo às pessoas que, por sua atuação pessoal e profissional, contribuam com o desenvolvimento local e com a promoção da cidadania.

A homenagem aprovada por unanimidade, deve-se pela brilhante carreira no Judiciário maranhense, em especial pela atuação em defesa de direitos de crianças, adolescentes e mulheres.

Trajetória – Natural de São Luís Gonzaga do Maranhão, entre as ações que enriquecem seu currículo, a magistrada participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum em 1992. Em 1996 foi juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça no período de 2002/2005. Em 2005 implantou a 11ª Vara Criminal de São Luís com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes. Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família.

Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA, implantou projetos como: “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano”, “Cine Mulher”, “Lei Maria da Penha: Caminhos para a (Re) Construção da Cidadania e Paz Familiar”, “Violência de Gênero em Debate”, entre outros.

Em 2013, ingressou como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Foi membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 2015/2016. Atualmente exerce o cargo de Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o biênio de 2021/2023.

Conforme informou a Mesa Diretora da Casa, a outorga do Título de Cidadã está prevista para o final de fevereiro, data em que a magistrada visitará Imperatriz.

(Foto: reprodução da internet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *