Imperatriz

Centro Cultural Tatajuba lança programação em homemagem à muher

O Centro oferece oficinas, exibição de filmes, contação de histórias, visitas guiadas e apresentações de dança, poemas e músicas dentre outras atrações.

Centro Cultural Tatajuba- Divulgação

IMPERATRIZ – Oficinas, exibição de filmes, contação de histórias, visitas guiadas e apresentações de dança, poemas e músicas vão compor as ações do mês de março, em homenagem às mulheres, no Centro Cultural Tatajuba. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o centro cultural irá ofertar toda a programação gratuitamente.

Entre os destaques da programação, estão diversas oficinas que serão ministradas por mulheres, mas que são abertas a toda a população. Já no dia 8 de março, as atividades do centro cultural trazem no foco das homenagens as quebradeiras de coco babaçu, guardiãs dos babaçuais e dos conhecimentos tradicionais. “Este ofício acaba tocando em assuntos relacionados à preservação ambiental, à cultura maranhense e à força feminina”, afirma Alice Máximo, coordenadora de projetos do Tatajuba.

Entre as atividades do dia 8 de março, estão: visita guiada ao mural “Minha vida entre as palmeiras”, momento em que a arte-educadora Jô Santos conduzirá os visitantes por meio da contação de Histórias em homenagem às mulheres, com a presença das quebradeiras de coco; exibição do mini documentário “Raízes do Babaçu”; apresentação de dança com alunas do Tatajuba, e também a apresentação “Jacá de Prosa e Verso”, de Lília Diniz com poemas e músicas que abordam a cultura das quebradeiras de coco.

Outro destaque da programação é a Mostra Mulheres no Cinema realizada no dia 11, com curadoria da jornalista e pesquisadora Elaine do Carmo. Serão exibidos 3 curtas de 20 minutos cada um.

A  mostra ressalta a representatividade nas linguagens cinematográficas desenvolvidas por mulheres cineastas em faixas etárias e vivências diversas.

Para contemplar os sabores e saberes da gastronomia local, no dia 18, das 14h às 18h, será realizada a Oficina de Culinária – Doces com Babaçu, ministrada pelo chef Kiko Lacerda com participação de D. Raimunda quebradeira de coco. As inscrições abrem dia 03 de março e podem ser feitas gratuitamente e presencialmente na secretaria do Tatajuba até dia 11. A oficina é voltada para pessoas a partir de 18 anos sem limite de idade. O resultado da seleção será divulgado dia 15 de março no Instagram @centroculturaltatajuba.

Confira a programação do mês de março no Tatajuba

-03/03. Início da Oficina de Tingimento Natural, com Luciene Santana

-08/03. Dia da Mulher – Homenagem às quebradeiras de coco babaçu

Horário: Sessão 1 às 15h e sessão 2 às 17h

– Visita guiada ao mural “Minha vida entre as palmeiras”

– Contação de Histórias com Jô Santos em homenagem às mulheres e às quebradeiras de coco babaçu, com participação das quebradeiras D. Raimunda e Maria de Jesus, contando suas próprias histórias

– Exibição do mini documentário “Raízes do Babaçu”

– Apresentação de coreografia em homenagem às Quebradeiras de Coco, com as alunas de dança do Centro Cultural Tatajuba

– Apresentação “Jacá de Prosa e Verso” com Lília Diniz – poemas e músicas que abordam a cultura das quebradeiras de coco

-11/03.  9h – Início da Oficina de Capoeira, com Djane Monteiro

-19h – Mostra Mulheres no Cinema – 3 filmes (ficção e documentário) dirigidos e protagonizados por mulheres

-18/03. 8h às 12h – Oficina de Culinária Doces com Babaçu, com chef Kiko Lacerda e D. Raimunda quebradeira de coco

-27/03. Início da Oficina de Artesanato com Pastilhas de Babaçu, com Sandra Lima e Simone Fonseca.

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. O Tatajuba fica na Av. Getúlio Vargas, 1665 – Centro, perto da Praça Brasil. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

(Foto e texto: Ericleia Claricia Dallo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *