Esporte

Congresso técnico define últimos detalhes para inicio da Copa do Trabalhador Society

A partida de abertura da competição será domingo pela manhã no campo do DNER.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – A Copa do Trabalhador 2024, a maior competição de futebol society do Nordeste, será aberta oficialmente no domingo (14), no campo do DNER. A tabela com os jogos deverá ser divulgada nesta quarta-feira(10) pela Nova Liga, entidade promotora do evento esportivo.

O presidente da Nova Liga, Carlos Gomes disse que as expectativas são grandes para o início da competição que tem como uma das novidades a parceria com o deputado federal Josivaldo JP. O parlamentar estava presente e anunciou aos dirigentes que destinou uma emenda parlamentar para pagamento de taxas de arbitragens arenas esportivas, cujos recursos foram depositados nas contas da Prefeitura via Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Sedel), e esta fará o repasse à Nova Liga, mas se este repasse não acontecer na rodada de abertura, o parlamentar prometeu bancar de seu bolso os custos das taxas.

“Isto vem para fortalecer, para fomentar e a Nova Liga está satisfeita com esse apoio, esta parceria”, disse Carlos Gomes, acrescentando que a competição também terá suporte financeiro de algumas empresas parceiras, o que mostra a grandiosidade da Copa do Trabalhador.

O secretário de esportes,Luiz Gonzaga de Sousa, o Luizinho, ressaltou a sensiilidade do prefeito Assis Ramos em aceitar “fazer o meio campo”, no repasse do recurso para a Nova Liga e contribuir ainda mais para o sucesso da competição.

A competição

A competição terá a participação de 70 equipes que integram os grupos A,B,C,D,E,F,G,H,I, J,K E L, cada um com seis equipes, exceto os grupos K e L que terão apenas cinco times.

Durante o Congresso Técnico na noite de segunda-feira(08), na sede da Nova Liga a coordenação apresentou os parceiros, patrocinadores, tirou dúvidas dos dirigentes sobre o regulamento, definiu os times que encabeçam as chaves, o sorteio dos times e a formação de cada grupo ou módulo.

“Nós teremos praticamente a repetição do ano passado quando tivemos 72 equipes inscritas dividas em 12 grupos de seis cada, com quatro equipes classificadas e duas eliminadas. Este ano a única diferença é que termos 70 equipes, de última hora tivemos que cortar algumas equipes e devolver o dinheiro da taxa, mas foi uma decisão acertada”, disse o presidente da comissão organizadora. Com o corte, ficou o número de 70 equipes em dez grupos com dois grupos de cinco times, porém o formato foi mantido.

“Nos grupos com seis equipes quatro equipes se classificam e duas ficam de fora.  Nos grupos de cinco equipes quatro se classificam e uma fica de fora”, disse o presidente da comissão organizadora, Diego.

O formato

Na primeira fase 70 equipes vão participar este ano, mas com as eliminações, serão apenas 48 equipes na segunda fase. Desse total 24 equipes e das outras 16 equipes ficarão no módulo C e 8 estarão eliminadas.

“A partir do C formado aí vai 18, oito e quatro até a final. No módulo A ficam então 24 equipes, sendo que das 24, 12 se classificam e das 12 eliminadas, oito voltam ao grupo B e quatro estão desclassificadas da competição. Lembrado que essas classificações para modulo B e C são sempre considerando o índice técnico somente dentro daquela fase”, disse o coordenador.

Comissão julgadora

Criada no ano passado, este ano será mantida a comissão para julgar denúncias de “entrega” de resultados e outras irregularidades. Nos casos de denúncia de falsificação de documentos, entrega de jogo, a responsabilidade sobre a análise será da coordenação da competição e não da comissão. A comissão será mantida para os casos disciplinares.

Será reforçada no regulamento a proibição e punição para os casos comprovados de “entrega de jogo” e falsificação de documentos. Apesar de fazer essa observação, o coordenador fez questão de dizr que acredita na seriedade das equipes.

(Fotos: Maranhão Notícias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *