Imperatriz

Covid-19: Imperatriz retoma aplicação da 1ª dose para idosos de 67 anos, neste domingo

Enquanto não dispunha de D1, a prefeitura vinha aplicando a D2.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Saúde(Semus), retoma neste domingo(18), a aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 em Imperatriz para idosos de 67 anos ou mais. Desde a tarde de segunda-feira(12), a aplicação da D1 estava suspensa em razão da falta de doses do imunizante e apenas a D2 vinha sendo aplicada.

Conforme informações divulgadas nas rdes sociais oficiais da Prefeitura de Imperatriz, a vacinação das 9h às 17h em dois locais e em sistema de Drive Thru: na Universidade Ceuma, na rua Barão do Rio Branco, 100, Entroncamento e na Faculdade de Educação Santa Teresinha(Fest), na rua Perimetral Castelo Branco, 481, Parque do Buriti.

Antes de comparecerem aos locais de vacinação, todos os idosos deverão fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura de Imperatriz, o que visa facilitar o trabalho e evitar filas.

“Com a chegada de novas doses hoje, prefeitura retoma aplicação de 1ª dose neste domingo, 17, imunizando idosos de 67 anos ou mais. E na segunda, 18, idosos de 66 anos. Levar documento de identificação, cartão sus e comprovante de residência”, diz texto da postagem nas redes sociais.

Nota de esclarecimento

Logo após a suspensão da apicação da 1ª dose, a prefeitura emitiu uma nota para acabar com informações falsas que circularam nas redes sociais. As notas de fakes news diziam que o município não tinha motivos para suspender a D1 porque havia doses para aplicação.

Na nota, a prefeitura explica que as doses vêm “carimbadas’ de D1 e D2 conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde e o município não pode aplicar a vacina fora dessa ordem.

Confira a nota

Nota de esclarecimento sobre a vacinação contra a Covid-19 em Imperatriz

A respeito de postagem sensacionalista sobre a dinâmica da vacinação em Imperatriz, o município reafirma que  NÃO TEM AUTORIZAÇÃO formal, por escrito, muito menos nota técnica do Ministério da Saúde nem do Estado orientando a utilização de D2 – segunda dose para aplicação de D1 – 1ª dose.

Ocorre que em março, antes do Butantã começar produzir as vacinas, o Ministério da Saúde orientou que os Estados distribuíssem todas as doses recebidas, independente de 1º ou 2º dose.

No entanto, até o momento não há orientação nem autorização para aplicação de D2 para quem precisa ainda receber a 1º dose.

Todas as doses enviadas para Imperatriz já chegam direcionadas, carimbadas D1 ou D2. O município só pode aplicar conforme elas são direcionadas.

Alertamos que quem publica ou reproduz notícias falsas sobre Saúde Pública incorre em crime e está sujeito às penalidades previstas em lei, pois a desinformação criada pela “fake news” pode gerar efeitos nefastos, desde causar pânico social, desgastes políticos, linchamentos, difamações, calúnias, injúrias, culminando em graves prejuízos à ordem pública.

Diga não a esse tipo de irresponsabilidade, repudie e denuncie a DESINFORMAÇÃO.

(Foto: Prefeitura de Imperatriz-Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *