Imperatriz

Decisão do STJ manda empossar nove vereadores eleitos em Açailândia

A decisão do ministro Humberto Martins acaba com uma batalha jurídica que vinha acontecendo desde o dia 1º de janeiro.

Maranhão Notícias

AÇAILÂNDIA – Uma decisão do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça(STJ), nessa quinta-feira(4), determina que nove vereadores eleitos nas eleições de novembro do ano passado sejam empossados imediatamente. A decisão coloca um ponto final numa guerra de liminares e vai alterar a configuração da mesa diretora da Câmara.

Os nove vereadores eleitos chegaram a ser empossados numa sessão especial realizada na Câmara na madrugada do dia 1º de janeiro de 2021 com a eleição de Feliberg para presidente da “Casa”, mas horas mais tarde, no mesmo dia, o que parecia definido mudou de rumo. É que o vereador Josibeliano Chagas Farias, mas conhecido por Ceará, realizou outra sessão de forma paralela, com apenas oito vereadores, ocasião em que foi  ‘eleito’ presidente da Câmara.

O vereador Ceará, uma vez empossado sob a aleção de irregularidades na sessáo anterior, não realizou a posse dos nove vereadores, e ainda empossou os suplentes.

Os nove vereadores que ficaram de fora recorreram a Justiça, mas perderam em instâncias primárias até o processo chegar ao STJ que decidiu pela posse deles que aconteceu nesta sexta-feira(5).

Com a condução dos nove vereadores ao cargo, a Câmara deverá ter um novo presidente a partir de agora.

 Polêmica

A decisão do ministro Humberto Martins faz voltar o clima de normalidade na “Cidade do Ferro”. Há cerca de uma semana populares realizaram protestos e até fecharam a BR-222 para cobrar a posse dos nove vereadores.

Os nove vereadores que foram empossados são: Cleones Oliveira Matos; Feliberg Melo Sousa; Ademar Martins da Silva; Odacy Miranda da Silva; Erivelton Carlos Ramos Trindade; Lucas Alves Moura; Udenes Pereira da Silva Rodrigues; Robenha Sousa Pereira de Jesus e Thais dos Santos Brito Fritsche.

(Foto: Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *