Imperatriz

Devotos percorrem 11 km na Romaria da fé, em homenagem a N.Sra. Aparecida

A coordenação disse que o evento dobrou o número de participantes em relação ao ano passado.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – “Tem alguém casando aí? Não! Com Nossa Senhora, ninguém se cansa!”. A frase foi pronunciada e repetida por várias vezes pelo locutor do trio elétrico em interação com os fieis durante a 4ª edição da Romaria da Fé, evento que encerrou, na noite dessa quinta-feira(12), o festejo de Nossa Senhora Aparecida.

A interação era uma forma de animar os devotos durante a longa caminhada de 11 km, entre a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Joao Lisboa e a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no setor Entroncamento, em Imperatriz, que foi uma grande demonstração de resistência física e fé.

No percurso os romeiros rezaram um Terço e entoaram cânticos. Dom Francisco Lima, bispo da diocese de Carolina e vários padres, deram bênçãos especiais para fieis ao lado de pequenos altares montados na porta de casa ao longo do trajeto. Também teve parada e bênçãos em frente ao Hospital Macrorregional e empresas parceiras do festejo.

A coordenação estimou aumento no número de participantes da romaria este ano em comparação com o ano passado, mas não citou número especifico. Uma curiosidade é que ao longo do trajeto muitas pessoas de comunidades se juntaram aos demais na procissão.

Emanoel Carvalho pagou promessa em agradecimento pela recuperação de seu filho, Foto: Assessoria.

Dentre os momentos marcantes estão uma “chuva’ de papel picado proporcionada por um helicóptero do Grupo Tático Aéreo e a presença de feis em pagamento de promessa ou busca de graças como aconteceu com o imperatrizense, Emanoel Carvalho, 36 anos. O autônomo carregou uma mochila nas costas com 24 kg, o dobro do peso de seu filho Levi, em agradecimento pela recuperação de uma alergia que vinha sofrendo a criança.

“A um ano atrás eu pedi pela saúde de meu filho e ele foi curado e hoje estou pagando a promessa que é carregar o dobro do peso dele”, disse Emanoel.

Dadja Moreira foi pedir cura para seu sobrinho. Foto: Assessoria.

A jovem Dadja Moreira participou da romaria levando a foto de uma criança e uma pequena boneca de pano. Ela explicou que estava na procissão com outros familiares para pedir a Nossa Senhora que cure o sobrinho dela, um menino, de aproximadamente 3 anos, que sofre de câncer e está em tratamento em São Paulo.

Na Avenida Imperatriz a reportagem encontrou um pequeno altar montado por senhoras com média de idade de 65 anos que ficaram bastante emocionadas e acenaram para a imagem durante a passagem da procissão. Uma outra senhora, de aproximadamente 60 anos, que estava em frente a uma casa nas imediações do Povoado Camaçari também chamou muito atenção ao acenar para a imagem emocionada.

Senhora se emocionou e acenou para a procissão, Foto: Assessoria.

Estrutura

A 4ª edição da Romaria da Fé teve uma grande estrutura graças ao apoio de parceiros da igreja Nossa Senhora de Aparecida. No trajeto, vários carros de apoio e voluntários distribuíram água gratuitamente aos romeiros. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes(Setran), Guarda Municipal de Imperatriz(GMI), Policia Militar e Corpo de Bombeiros foram parceiros e deram apoio ao evento. 

Integrante da comissão, Antonio Newton Barbosa Santos disse que que a romaria foi um momento de fé de devoção que visa fortalecer a fé na Mae Aparecida.

 “É uma experiência extraordinária. Isso aqui é um sonho que um grupo de pessoas sonhou e sonho que se sonha junto se torna realidade e hoje estamos vivendo isso. Este é um grande presente para nossa cidade”, disse Geovane Costa e Silva, 50 anos, que integra a comissão organizadora. Uma missa campal celebrada por Dom Francisco encerrou o festejo.

(Fotos: Assessoria do evento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *