Imperatriz

Diocese de Imperatriz retoma as missas presencias nesta terça-feira

As missas presenciais retornam nos horários já estabelecidos por cada uma das 32 paróquias diocesanas.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Após quinze dias de suspensão, as missas presenciais foram retomadas nesta terça-feira(23), nas paróquias de 13 municípios que compreendem a Diocese de Imperatriz. As celebrações presenciais serão sob os protocolos sanitários,enquanto que as reuniões de grupos, pastorais e movimentos continuam suspensas por tempo indeterminado.

As missas presenciais estavam suspensas desde o dia 8 de março conforme o último “decreto” da diocese, elaborado a partir de reuniões virtuais entre o bispo, dom Vilson Basso, Clero e com mais de 150 lideranças leigas de todas as paróquias, pastorais, movimentos e novas comunidades, naquela oportunidade devido ao aumento no número de casos.

Dom Vilson Basso explicou que o retorno das missas se dá, também, pela proximidade da Semana Santa, momento importante da vida cristã. Ele reforçou que todos os protocolos sanitários de contenção a covid-19 serão tomados pelos fieis como  distanciamento, uso de álcool em gel e de máscara.

Na catedral de Nossa Senhora de Fátima, Centro, foi instalada uma pia com água e sabão para que os fieis possam lavar as mãos.

O bispo acrescentou que o momento será de celebração com intensidade e muita oração pela saúde de todos e pelo fim da pandemia.

Durante os últimos quinze dias as missas foram transmitidas pelas redes sociais e emissoras parceiras, situação que vai continuar porque as igrejas só poderão receber a lotação estipulada em decreto municipal(40%). As reuniões de grupos, pastorais e movimentos continuam suspensas até novas decisões da diocese.

Nos dias considerados “chaves” como a quinta semana da Quaresma e nos dias da Semana Santa antes do “Tríduo Pascal”, serão celebrados o sacramento da penitência com absolvição simultânea de vários fiéis, permanecendo suspensa as confissões auriculares. Esta foi a segunda vez que as  missas presenciais foram suspensas e voltam a ser celebradas nas 32 paroquias da diocese em 13 municípios da Região Tocantina.

 

Veja o decreto diocesano

 

ORIENTAÇÕES SOBRE O RETORNO DAS CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS

NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19)

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

No último dia 18 de março, o bispo diocesano e os padres da Diocese de Imperatriz reuniram-se virtualmente para avaliar a situação da pandemia e as orientações que foram dadas em 07 de março, e tomaram-se as seguintes decisões:

  1. As celebrações presenciais poderão ser retomadas a partir do dia 23/03/2021, quando deixava de vigorar a orientação anterior, mantendo-se obrigatoriamente todos os protocolos dados pela Diocese de Imperatriz.

2.Na quinta semana da Quaresma e nos dias da Semana Santa antes do Tríduo Pascal, faça-se a celebração do Sacramento da Penitência com Absolvição simultânea de vários fiéis, permanecendo suspensas as confissões auriculares.

  1. Para as celebrações da Semana Santa, sigam-se as orientações dadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e pela CNBB.
  2. Permanecem suspensas as reuniões presenciais de grupos, pastorais e movimentos.
  3. Nos municípios em que as autoridades estabelecerem a suspensão de celebrações religiosas, em espírito de colaboração e proteção dos fiéis, os párocos cumpram tais determinações.
  4. Após a Semana Santa, o bispo e os padres se reunirão novamente para avaliar a situação e decidir quais medidas deverão ser tomadas nos dias seguintes.

Reafirmamos o nosso empenho em favor da vida. Continuemos usando máscara, evitando aglomerações e a viver com serenidade, seriedade e responsabilidade. A vida em primeiro lugar!

E que o Senhor nos proteja e nos guarde! Amém.

 

Imperatriz/MA, 22 de março de 2021.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *