Imperatriz

Diocese de Imperatriz retoma reuniões presenciais, batismos e confissões

As reuniões de grupos, pastorais e movimentos não podem ser nas residências;

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – As paróquias da Diocese de Imperatriz estão autorizadas, desde esse domingo(2), a retomar as celebrações de batismo, matrimônio (casamentos) e penitência (confissões auriculares),  com a adoção de todos os protocolos de segurança em contenção ao Novo coronavírus. A informação consta no documento denominado “Orientações sobre Atividades Presenciais e Sacramentos no contexto da pandemia do Coronavirus(Covid-19)”,  uma espécie de decreto da Igreja Católtica elaborado a partir de reuniões virtuais entre o bispo diocesano e os padres.

Sobre o sacramento do matrimônio, o documento destaca que os noivos devem ser informados antecipadamente sobre o protocolo que exige o uso de máscara, distanciamento social e seja observada a capacidade das igrejas, etc,  para que possam informar aos seus convidados sobre as medidas.

Também está autorizado o retorno das reuniões presenciais de grupos, pastorais e movimentos “de acordo com as orientações dadas em 06 de outubro de 2020, que estavam em vigor até 05 de março de 2021. Contudo, não são permitidas reuniões de grupos, pastorais e movimentos (inclusive da quarta-feira do discipulado) em residências”.

O documento, no entanto, traz uma observação, as medidas de flexibilização devem ser de acordo com a realidade de cada uma das paróquia  e comunidade. Poderão, ainda, ser retomados os  encontros presenciais da Catequese, mas apenas para os catequizandos com idade a partir de 12 anos, e de acordo com o protocolo específico que será indicado.

“(…) A  catequese presencial, de todo modo, só poderá realizar-se em espaços amplos, arejados, que permitam um distanciamento maior (mínimo de 2 metros) entre os presentes; se necessário, os encontros sejam realizados dentro do templo, em horário distinto das celebrações; o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento são sempre obrigatórios”, diz outro trecho do documento assinado por dom Vilson Basso que reafirma o empenho da Igreja em favor da vida.

“Reafirmamos o nosso empenho em favor da vida. Continuemos usando máscara, evitando aglomerações e a viver com serenidade, seriedade e responsabilidade. A vida em  primeiro lugar!”, finaliza o documento.

Veja íntegra do documento:

ORIENTAÇÕES SOBRE ATIVIDADES PRESENCIAIS

E SACRAMENTOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

DE CORONAVÍRUS (COVID-19)

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

No último dia 22 de abril, o bispo diocesano e os padres da Diocese de Imperatriz reuniram-se virtualmente e, avaliando o cenário da pandemia na região e as orientações que foram dadas em 22 de março, tomaram as seguintes decisões, que entram em vigor no dia 03 de maio de 2021:

  1. As celebrações dos sacramentos – em especial do batismo, matrimônio e penitência (confissão auricular) – poderão ser retomadas, seguindo rigorosamente as orientações

dadas no protocolo de 05 de julho de 2020.

  1. No que se refere ao sacramento do Matrimônio, ressalta-se que as normas do protocolo de segurança (uso de máscara, distanciamento social, capacidade das igrejas, etc.) devem ser observadas de modo estrito, devendo os nubentes ser informados destas normas e assumir a responsabilidade de comunicar todos os convidados sobre as mesmas.
  1. As reuniões presenciais de grupos, pastorais e movimentos poderão ser retomadas de acordo com as orientações dadas em 06 de outubro de 2020, que estavam em vigor até 05 de março de 2021. Contudo, não são permitidas reuniões de grupos, pastorais e movimentos (inclusive da quarta-feira do discipulado) em residências.
  1. De acordo com a realidade de cada paróquia e comunidade, poderão ser retomados os encontros presenciais da Catequese, apenas para os catequizandos com idade a partir de 12 anos, e de acordo com o protocolo específico que será indicado; a catequese

presencial, de todo modo, só poderá realizar-se em espaços amplos, arejados, que permitam um distanciamento maior (mínimo de 2 metros) entre os presentes; se necessário, os encontros sejam realizados dentro do templo, em horário distinto das celebrações; o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento são sempre obrigatórios.

Reafirmamos o nosso empenho em favor da vida. Continuemos usando máscara, evitando aglomerações e a viver com serenidade, seriedade e responsabilidade. A vida em  primeiro lugar!

Imperatriz/MA, 02 de maio de 2021.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *