Imperatriz

Emoção na ordenação episcopal do monsenhor Ivanildo Oliviera, bispo de Cametá-PA

A solenidade foi realizada no último sábado(17), na catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Impeatriz-MA.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Em clima de muita emoção, foi celebrada no último sábado (17), na catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz, a solenidade de ordenação episcopal do monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida, nomeado pelo Papa Francisco para ser o novo bispo da Diocese de Cametá, no Estado do Pará.  Dom Ivanildo vai tomar posse canônica em solenidade programada para o dia 8 de julho, às 8h.

A solenidade de pouco mais de três horas de duração teve a participação de 19 bispos, incluindo Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz presidente da solenidade, mais de 100 sacerdotes, além de várias irmãs religiosas, diáconos, seminaristas e fieis em geral. Uma caravana de fieis de Cametá, distribuída em três ônibus, também participou do evento religioso.

A catedral ficou lotada e foi preciso colocar telões na praça e na área da quadra coberta.

A leitura e reflexão foi do Evangelho de Mateus sobre a “Parábola do Semeador”. Dom Vilson fez sua homilia em cima da palavra “Semeador”, ocasião em que disse que Dom Ivanildo foi “terra fértil” da palavra de Deus e ressaltou que a mãe dele teve um papel muito importante para a vocação do agora novo bispo.

O padre Moisés Dias foi quem leu a carta canônica na qual o Papa Francisco nomeou Ivanildo como bispo.

Documento de ordenação

“O Papa Francisco, servo dos servos de Deus, ao dileto filho Ivanildo Oliveira Almeida, membro da Diocese de Imperatriz, até o presente momento diretor geral do Instituto que tem por nome Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, constituído bispo de Cametá, saudação e benção. Contemplando a luz da Páscoa, que preenche todo o mundo com alegria inefável, constantemente desejamos cada vez mais que se anuncie a todos e de múltiplas formas esta esperança concedida ao homem em Cristo, porém não querendo que algo óbice essa missão, cuidamos de prover as comunidades da Igreja com pastores apropriados, contudo, por quanto a Dicoese de Cametá  após a transferência  do venerável irmão José Altevi da Silvam para a sede de Tefé, guarda um novo nome que presida os ritos sagrados, decidimos, após deliberação , enviaste a esta Sé , o amado filho, cujas augustas virtudes  sacerdotais acompanhadas  de talento para a administração, bem como a formação para direito canônico , permitem nutrir a esperança que tu estais capacitados para este fardo que não é leve”, diz trecho do documento assinado pelo Papa.

Após a leitura do documento teve inicio a cerimonia propriamente dita na qual Ivanildo Oliveira se prostrar e depois deitar sobre um tapete em frente ao altar e presta juramento diante de Deus e do bispo celebrante.

Após o juramento ele recebe a imposição das mãos dos bispos e enfim recebe a bácula(chapéu) e o cajado que o acompanhará por toda a missão. Ele também foi cumprimentado por todos os bispos.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando o padre Eliezer Cezar de Paiva, colega dele na catedral, leu uma carta e segurou o choro.

“Você é filho da Legião de Maria, da Pastoral da Juventude. Imaculado coração de Maria rogue por ti, amém”, disse padre Eliezer.

O arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, Dom Gilberto Pastana fez uso da palavra, assim como o bispo de Abaetetuba-PA e administrador apostólico de Cametá, Dom José Maria.

Por fim o novo bispo fez uso da palavra para declarar gratidão a Deus, ao papa Francisco pela nomeação, a Dom Vilson, Dom Gilberto, e dom Irineu, presidente do Regional Nordeste 2, da CNBB. E em nome de Dom José saudou todos os padres, diáconos e religiosos, ocasião em que se disse pronto para a nova missão.

Ao fim da celebração o novo bispo posou para fotos com os bispos, padres e religiosas e por fim com toda a caranava de Cametá.

Agenda

Dom Ivanildo celebrou no domingo(18), a primeira missa como bispo na paróquia de São José do Egito, seu “berço” paroquial, e no mesmo dia à noite na catedral de Fátima.   

Ele ainda vai celebrar uma missa na paróquia de Santo Antonio de Pádua, na Rua Ceará, no bairro Nova Imperatriz, uma de suas primeiras paróquias após ser ordenado padre.

Em entrevista para as redes sociais da Diocese, ele confirmou que no dia 5 de julho viaja para o Seminário Maior próximo a Belem-PA, e pernoita sendo que no dia 6 vai visitar duas paróquias e na parte da noite de sexta-feira (7) chegará a Cametá. A solenidade de posse canônica será sábado(8).

Bispos participantes

Dom Francisco Lima, bispo de Carolina-MA; Dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém(PA);  Dom Gilberto Pastana arcebispo de São  Luis do Maranhão; Dom Elideu Româ arcebispo de  Santaré-PA;  Dom Sebastião Lima Duarte, arcebispo de Caxias-MA; Dom Dom José Maria bispo de Abaetetuba-PA e admonistrador apostólico da Dicoese de Cametá; Dom  João, bispo de Ze Doca-MA;  Dom  Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá-MA; Dom Vilmar Santini, bispo da Prelasia de Itaituba-PA; Dom João Muniz, bispo da Dicoese de Xingu-Altamira-PA;  Dom Paulo Adreoli bispo auxiliar de Belem; Dom Jesus e Maria, bispo da prelasia do Alto Xingu-Tucumã-PA; Dom Antonio de Assis Ribeiro bispo auxiliar da arquidiocese de Belem-PA; Dom Evaldo Carvalho, bispo de Viana; Dom Giovane Melo bispo da Diocese de Araguaína-TO; Dom Héio Rama, bispo de Pinheiro-MA;  Dom Valentim Menezes, bispo de  Balsas-MA e  Dom Vital Cordelini bispo de Marabá-PA.

(Fotos: Pascom da Diocese de Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *