Imperatriz

Hospital estadual de campanha Covid-19 começa a funcionar em Imperatriz

Os atendimentos serão para casos clínicos, UTI e ambulatório.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Com um ato ecumênico presidido pelo pastor evangélico Raul Cavalcante e o padre Eliezer de Paula foi entregue oficialmente à população, na manhã desta terça-feira(9), o Hospital de Campanha do Governo do Estado voltado para atender pacientes da covid-19 de Imperatriz e Região. O novo hospital de campanha foi montado nas dependências do Centro de Convenções pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada, sobretudo a indústria Suzano.

A unidade de saúde vai ofertar 80 vagas, sendo 50 para leitos de enfermaria, 10 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e outras 20 permanentes(mas rotativas) para a aplicação de medicações de pacientes indicados pelos médicos que atenderão o ambulatório.

Em uma entrevista por telefone para uma emissora de rádio local, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula disse que o hospital seria entregue sem solenidade de inauguração para evitar aglomeração de pessoas. Ele explicou que o hospital será uma referência para atender casos de covid-19 vindos de toda a Região Tocantina, mas destacou que a porta de entrada dos pacientes continuará sendo a Unidade de Pronto Atendimento da Avenida Bernardo Sayão(UPA Bernardo Sayão), e outros pontos de referência da cidade que vão fazer esse encaminhamento  à nova unidade.

“Já vai verificar se o trânsito ficar muito intenso é possível que a gente abra para atendimento diretamente a ele, mas a principio vai ser um hospital com 80 leitos, com 20 leitos de observação, 55 leitos clínicos e 5 leitos de ala vermelha aumentando a oferta de vagas para pacientes covid-19(…)”, disse o secretário.

Para o funcionamento do hospital serão empregados 289 profissionais como médicos, enfermeiros dentre outros.

“O momento, ainda, é muito delicado. Mantenham o uso da máscara e o distanciamento. Juntos, vamos vencer”, postou Carlos Lula.

O deputado estadual Marco Aurélio (PC do B), um dos envolvidos na montagem do hospital de campanha destacou que o espaço surge num momento difícil que a cidade está atravessando e foi possível graças a parceria entre o Governo do Estado com a iniciativa privada.

“A partir de hoje, essa unidade cumprirá sua função, que é de salvar vidas. Que Deus inspire cada profissional que ali irá se dedicar e que esse equipamento possa ajudar a acolher, reduzindo essa demanda por leito que hoje temos em nossa região. Cumprimento o esforço do governo do estado e parceiros por esse hospital”, disse Marco Aurélio.

Recursos

Segundo informou a TV Mirante, o valor do investimento para a montagem e compra de insumos do hospital de campanha foi R$ 2,8 milhões. A industria, também, fez a doação de oxigênio.

A representante da empresa, Raquel Murad, disse à emissora que foram doadas 32 respiradores, bombas de infusão, oxímetros portáteis,fluxômetros, 16 mil tocas e 17 mil máscaras e 17 mil tocas e 17 mil máscaras, 17 mil aventais e luvas e 10 mil litros de álcool 70. Todo o material foi encaminhado o município de Imperatriz e Região Tocantina, segundo a assessora da empresa.

(Fotos: Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *