Imperatriz

Mais de 30 mil devem participar da Romaria da Juventude, em setembro, em Carolina-MA

O tema deste ano pretende discutir a situação dos jovens após o periodo mais crítico da pandemia.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Representantes das coordenações nacional e estadual da Pastoral da Juventude lançaram em Imperatriz e em Montes Altos, a Romaria da Juventude 2022, que será realizada nos dias 17 e 18 de setembro em Carolina, no Sul do Estado. O evento deverá reunir 30 mil jovens de cidades do Maranhão, número superior ao da população e Caorlina que possui pouco mais de 24 mil habitantes.

O tema da romaria deste ano é “Juventude, nosso grito é por vida e trabalho”.

“Nós escutamos dos jovens durante a pandemia o que mais inquietava a juventude. Vimos que a ansiedade, a depressão e o desemprego estavam falando muito forte e então queremos ouvir isso diretamente dos jovens, por isso colocamos este tema para saberda realidade da juventude hoje”, explicou o representante da coordenação nacional da Pastoral da Juventude, Cadú Santos.

A Romaria da Juventude desde anos é a décima edição. São trinta anos deste a primeira edição ocorrida em 1992 no município de Pindaré-Mirim.

“Nossa expectativa é grande para esta romaria uma vez que estamos há dois anos sem o evento”, disse a liderança acrescentando que a romaria é a consolidação de um evento que já vem sendo realizado há cerca de um ano. Antes do evento em si, segundo ele, os jovens discutem temas (subsídios) e compartilham nas redes sociais e realizam encontros para debates entre outros.

A coordenação já lançou um projeto nas redes sociais da PJ e promete muitas novidades para a romaria.

Dom Francisco Lima, bispo diocesano de Carolina disse que a romaria será o maior evento católico da diocese neste segundo semestre.

“A romaria será uma grande responsabilidade. Segundo o IBGE, Carolina tem 24.151 habitantes e vem 30 jovens, e a menor edição da Romaria da Juventude teve 20 mil jovens. Como estamos no pós pandemia e tem essa grande necessidade do reencontro e quem sai de outras cidades já pensam nas cachoeiras, então pode ser que esse número seja superado”, avaliou dom Francisco.

(Carlos Eduardo da Coordenação Nacional e Andreia Gabrieli, da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude, que lançaram a Romaria da Juventude em Montes Altos-MA, dia 26. Foto: Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *