Imperatriz

Missa na igreja de Santa Ana,em Montes Altos, é marcada pela emoção e relato de milagre

A Missa de domingo a noite foi uma das mais animadas e com grande participação de fieis.

Maranhão Noticias

MONTES ALTOS – Emoção, saudade e muitos cânticos envolventes marcaram a celebração da Missa desse domingo (24), na praça matriz, no antepenúltimo dia do festejo de Santa Ana, padroeira de Montes Altos, município situado na Região Tocantina Maranhense, distante cerca de 700 km de São Luís. As homenagens à santa terminam nesta terça-feira(26), ocasião em que dom Francisco Lima, bispo da Diocese de Carolina, fará o lançamento da segunda edição do Círio de Nazaré de Montes Altos.

Devido a um imprevisto, o frei Lourival não compareceu. O padre Luzimar Moura da Luz presidiu a celebração do dia, uma das mais longas do festejo até agora, com 1h40 minutos. A presença do Ministério de Música Som e Luz, composto por jovens dos municípios de Estreito (MA) e Tocantinópolis(TO), em sua maioria, formados pelo saudoso professor de música do Instituto Gotas de Esperança, Anderson Moura, pode explicar a missa mais longa.

O repertório agradou os fieis que aplaudiram duas vezes os jovens cantores. Os momentos mais marcantes foram durante a homília, quando padre Luzimar se emocionou ao falar de Anderson e citou um milagre pela intersecção de Santa Ana.

“Queremos agradecer a todos e o Ministério Som de Luz, eita quanta graça, quanta múisca boa, seja bem-vindo. O Círio está bem aí, e eu pergunto vocês podem vir um dia no Círio. Então vocês estão convidados. O nome Som de Luz é uma referência ao Anderson, que criou este grupo para o acampanmento. Do nome Anderson tirou-se  o sufixo ‘Som” para formar o nome Som de Luz”, esclareceu Luzimar, que parou e chorou, mas em seguida disse que era hora de enxugar as lágrimas e continuar. Após um momento de silêncio, ele foi aplaudido e continuou com sua fala.

Outro ponto a celebração bastante emocionante foi quando Luzimar citou dona Neiva, uma moradora de família tradicional da cidade, que segundo ele conseguiu um milagre de cura de seu filho pela intersecção de Santa Ana.

Dona Neiva e família estavam abatidos com o diagnóstico médico dando conta  não havia mais o que fazer para a cura do filho, sendo que a moradora fez um pedido de cura pela intersecção da santa e numa noite sonhou com uma mulher dizendo o nome do remédio que deveria ser comprado para o jovem. Ao acordar, dona Neiva anotou o nome do medicamento que foi comprado e o filho então desenganado pelos médicos não só se recuperou, como está forte e saudável. Todos os anos a família vem ao festejo no dia da santa para agradecer a bênção alcançada.

Após a missa, Roberto Pinheiro e Danilo Neves falaram um pouco com a reportagem sobre o trabalho do Ministério de Música Som e Luz, que teve uma importante participação de Anderson Moura.

Composto por 17 integrantes, o grupo teve o maior número de participantes numa missa em Montes Altos desde a morte de Anderson.

“Nós tivemos o prazer de servir com o Anderson, eu e o Danilo. Algumas pessoas que compõem este ministério tiveram o prazer de servir com o Anderson, foi há dois anos no acampamento ‘Tu és o centro’.  Nós nos emocionamos por que o Anderson sempre foi uma pessoa muito importante para nós, um excelente músico e quero agradecer o padre Luzimar e toda a equipe pelo convite e é sempre uma alegria muito grande”, disse o vocalista  Roberto Pinheiro.

O também vocalista Danilo Lima disse que a música é a mão de Deus em ação. Segundo ele, cada um dos integrantes tem seu dom, e quando se juntam todos é isso ai. Tem dado certo nos acampamentos, na nossa comunidade e sempre que um precisar do outro pode chamar por que a amizade vai continuar, ele(Roberto Pinheiro) em Estreito e eu em Tocantinópolis”, finalizou Danilo.

(Fotos e vídeo: Maranhão Notícias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *