Imperatriz

Morre aos 85 anos, o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT

O velório foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Morreu nessa quarta-feira (18),aos 85 anos, o líder camponês Manoel da Conceição, um dos maiores articuladores da luta camponesa no Brasil e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e Central Única dos Trabalhadores(CUT) e o Central de Educação de Cultura do Trabalhador Rural.

Após internação de um mês, ele acabou morrendo ontem numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Macrorregional de Imperatriz, no Sudoeste do Estado (a 636 Km de São Luís) por complicações de uma bronco pneumonia.

O maranhense Manoel da Conceição tem uma história que se confunde com a história da luta camponesa no país começando por sindicatos de trabalhadores rurais no Vale do Pindaré, mas sua participação na política nacional começou ainda no período da ditadura militar, quando foi preso e torturado.

Durante o velório, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, no bairro Juçara, vários amigos e fãs se despediram da liderança.

Políticos alinhados a esquerda, como o deputado Marco Aurélio (PCdoB), o vereador Carlos Hermes (PCdoB), e o governador Flávio Dino(PSB), passaram pelo velório ocasião em que prestaram condolências a família enlutada.

“Na manhã desta quarta-feira, nos deixou o grande ser humano Manoel da Conceição. Homem de lutas, de uma bela história construída com ideais e coragem. Que Deus o receba em seus braços e que traga o conforto a toda a sua família e amigos. Pela vida, pela luta, pelo exemplo. Manoel da Conceição presente”, postou o deputado estadual Marco Aurélio em rede social.

“Minha homenagem ao líder das lutas camponesas no #maranhao, o amigo Manoel da Conceição. Na ditadura, foi preso, torturado e exilado. Angustiado, voltou ao Brasil e muito contribuiu com projetos de educação e produção sustentável. Hoje chegou ao Reino de Deus”, postou o governador Flávio Dino em rede social ao lado de uma foto em que aparece  em clima de descontração com o líder camponês.

Lideranças políticas nacionais ´publicaram nota de pesar como a atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O PT também publicou, em sua página internet, uma nota de pesar.

(Foto: Reprodução Internet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *