Maranhão

Morre cão policial que ajudou a combater tráfico na Região dos Cocais

O cão era muito eficiente e levou a Polícia Civil a apreender grande quantidade de drogas e prender suspeitos de tráfico em Timon e Codó.

Maranhão Notícias

TIMON – A Polícia Civil do Maranhão sofreu uma baixa nesta quinta-feira (18), com a morte do cão policial Toddy, de 3 anos, da raça coker spaniel, que integrava a equipe de combate ao tráfico de drogas em Codó e Timon. O animal morreu em decorrência de complicações de uma doença autoimune.

O cão estava no canil da polícia há dois anos período em que foi treinado em São Luís e participou de inúmeras ações desencadeadas pelo Grupo de Pronto-Emprego e do Núcleo de Operações com Cães no combate a crimes, em especial, o tráfico de drogas.

O delegado Francisco Fontenele, da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Codó lembrou que a última operação que Toddy participou foi nessa quarta-feira(17), que resultou na apreensão de mais de 3 kg de cocaína na cidade de Timon e a prisão em flagrante de um jovem de 26 anos que portava a substância entorpecente.

Em outra ação, realizada no dia 14 de junho do ano passado com a participação da 4ª Delegacia Regional de Codó e utilização do cão policial, foram apreendidos 5 kg de crack e aproximadamente 1 kg de cocaína. Essa operação foi o desfecho de investigações para frear o tráfico de drogas em Codó e até aquela data já havia prendido 11 suspeitos e apreendida grande quantidade de substâncias entorpecentes.

“Estes são apenas exemplos de dois casos que ele atuou com maestria”, disse o delegado Francisco Fontenele que era o dono e instrutor do animal.

A morte do animal levou a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Maranhão emitir uma nota lamentando a morte do cão policial.

“Infelizmente hoje não se trata de um vídeo de ocorrência, qie tanto gostamos.  O K9 Toddy hoje nos deixou, e não podemos deixar-lo partir sem uma singela homenagem”,diz trecho de um vídeo postado numa rede social da Polícia Civil do Maranhão.

Nota da Polícia Civil

Hoje prestamos homenagem a esse incrível membro do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Maranhão(NOC-PCMA) sediado na cidade de Codó. Durante seu tempo de serviço Toddy mostrou uma dedicação exemplar em proteger e servir a sociedade maranhense.

Toddy não era apenas um cão policial extraordinário, mas também um membro amado e respeitado por toda a comunidade. Seu espírito destemido e sua capacidade de farejar o perigo trouxeram uma sensação de tranquilidade aos corações daqueles que ele ajudou a proteger.

Hoje lamentamos a perda desse companheiro tão especial. Embora  seu tempo ao nosso lado tenha chegado ao fim, suas memórias e suas  façanhas nunca desaparecerão.  Cada passo que ele deu e a cada vida que ele tocou continuarão a ecoar nos corredores da Justiça e da Segurança.

Toddy cumpriu sua missão com excelência deixou um impacto  duradouro em todos nós . Seu espírito de serviço e amor pelos outros permanecerão vivos para sempre.

(Fotos:Divulgação Polícia Civil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *