Imperatriz

Morre o coronel Guilherme Batpista Ventura, referência na segurança pública

Dentre os cargos ocupados por Guilherme Ventura estavam o de comandante do 50 BIS, Secretário de Segurança Pública e conandante da PM-MA.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Morreu nessa quinta-feira(25), no Hospital São Rafael, em Imperatriz, aos 77 anos, o coronel do Exército Brasileiro, Guilherme Batpista Ventura. As causas foram agravamento de Lesão Pulmonar Aguda associada a transfusão.

Guilherme Ventura, foi uma referência na área de segurança no Maranhão. Natural do Estado da Bahia, Ventura chegou a Imperatriz em 1996 como comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva(50 BIS), e após deixar a ativa do Exército Brasileiro, foi comandante da Polícia Militar, diretor do Detran, comandante do Corpo de Bombeiros, Secretário de Segurança Pública e por último  Gerente Regional do Estado da Segurança Pública.

Na área civil, ele foi presidente do Sindicato Rural de Imperatriz.

Várias entidades e instituições emitiram nota de pesar pela morte de Ventura, como foi o caso da Prefeitura de Imperatriz que encerrou sua nota dizendo “Por reconhecer sua grande participação na história de Imperatriz, além de nos solidarizarmos com parentes e amigos, decretamos luto oficial por três dias no município”.

A colunista social Tereza Eugênia disse em texto divulgado nas redes sociais que perdeu um amigo de mais de 40 anos.

“Quatro décadas e meia de amizade, sempre presente com seu jeito que só quem te conhecia, um coração enorme, amigo, pai, esposo irmão e defensor do Brasil, foi por excelência sua trajetória de luz”, diz trecho da mensagem de Tereza Eugênia.

 

Nota da Polícia Militar do Estado do Maranhão

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CORONEL VENTURA, EX-COMANDANTE GERAL DA PMMA

SECOM PMMA  NOV 25, 2021  46

É com pesar, que a Polícia Militar do Maranhão informa o falecimento do coronel da reserva remunerada, Guilherme Batista Ventura, ex-comandante geral da Corporação. O oficial faleceu na tarde desta quinta-feira (25), na cidade de Imperatriz (MA).

O coronel Ventura foi comandante geral da PMMA, no período de março 1991 a junho de 1992. O oficial era oriundo do Exército e deixa relevantes legados na história da PM.

Durante sua carreira se destacou por ter sido um profissional dedicado, sempre compromissado com a ordem pública e segurança da sociedade maranhense. Desempenhou com responsabilidade e senso de profissionalismo as funções a ele atribuídas, durante o exercício policial militar.

Neste momento de tristeza e vazio deixado por nosso irmão de farda, o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, em nome dos oficiais, praças e funcionários civis da corporação, se solidariza com amigos e familiares.

“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

(Foto: Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *