Imperatriz

Prazo para cidadão apresentar propostas ao Orçamento Participativo de Imperatriz termina dia 15

Não há informações se o prazo será prorrgado.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

IMPERATRIZ – A população de Imperatriz tem até o dia 15 de setembro para deixar suas propostas ao Orçamento Participativo do Município de Imperatriz. As sugestões podem ser deixadas no portal da prefeitura.

Para participar, o cidadão precisa acessar o site e o link, preencher um formulário com informações pessoais e responder sobre qual assunto pretende deixar suas sugestões.

As sugestões enviadas são coletadas pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) e registradas em ata. Posteriormente, serão analisadas e enviadas para secretarias e órgãos responsáveis pelos serviços.

A adjunta do Órgão Central de Planejamento Orçamentário da Sefazgo, Heritany Brasil Reis, explicou que qualquer cidadão pode enviar suas demandas para o “Orçamento Participativo”, basta que acesse a área específica do site e siga as orientações.

“Após o cidadão deixar suas sugestões, vamos encaminhá-las para cada secretaria responsável. Se for sobre problema de infraestrutura, será encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, onde a mesma, após analisar, irá incluí-la ou não no Plano Plurianual, e assim nos dará um retorno para podermos informar ao cidadão”, explica Heritany Brasil. Caso não seja acatada a solicitação, a secretaria, também, dará uma justificativa.

Uma gestão pública só se faz com a participação dos cidadãos, com o envolvimento de todos. A Prefeitura de Imperatriz conta com a participação popular para o envio de propostas ao Orçamento Participativo até 15 de setembro, no site https://imperatriz.ma.gov.br/portal/orcamento-participativo/orcamento-participativo.html.

No formulário, é necessário preencher com algumas informações pessoais e responder sobre as demandas que quer informar ao Município.

As sugestões enviadas são coletadas pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) e registradas em ata. Posteriormente, são analisadas e enviadas para secretarias e órgãos responsáveis pelos serviços. A adjunta do Órgão Central de Planejamento Orçamentário da Sefazgo, Heritany Brasil Reis, explica que qualquer cidadão pode enviar suas demandas para o “Orçamento Participativo”, basta que acesse a área específica do site e siga as orientações.

“Após o cidadão deixar suas sugestões, vamos encaminhá-las para cada secretaria responsável. Por exemplo, se a sugestão for relacionada a problema de infraestrutura, será encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, onde a mesma, após analisar, irá incluí-la ou não no Plano Plurianual, e assim nos dará um retorno para podermos informar ao cidadão”, explica Heritany Brasil. Em caso da solicitação não ser acatada, o cidadão também terá uma justificativa.

Nota sobre o Orçamento Participativo

O prazo para envio será até 15 de setembro.

A participação popular é indispensável para o bom funcionamento de uma democracia. No Brasil, embora muita gente não saiba, já existem várias formas de participar da política. Uma delas é o orçamento participativo.

O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais para assuntos locais, através de processos de participação da comunidade. Os resultados costumam ser obras de infraestrutura, saneamento, serviços para todas as regiões da cidade.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *