Prefeitura cria protocolo de segurança para escolas municipais em Imperatriz
O reforço na segurança nas escolas havia sido inicialmente anunciado pelo prefeito no dia 10 de abril em uma nota nas redes sociais.
Maranhão Noticias com informações da assessoria
IMPERATRIZ – O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos ao lado do secretário de Educação, José Antonio, anunciou nesta sexta-feira (14), em entrevista coletiva na Escola Municipal Paulo Freire, ocasião em que fez uma live nas redes sociais, que o Município vai adotar um protocolo de reforço da segurança nas escolas. A medida foi adotada após casos de ataques a instituições de ensino no país e até mesmo no Mmaranhão.
Fundamentado por um decreto devidamente assinado pelo prefeito Assis, o protocolo prevê também a criação do Núcleo de Monitoria Escolar; 150 monitores capacitados e ronda motorizada.
O gestor destacou que o momento exige uma ação para garantir maior segurança a educadores, alunos, pais e a comunidade em geral razão pela qual foi criado o protocolo.
Leia, também:
Guarda Municipal realiza rondas nas escolas públicas de Imperatriz
Os monitores são profissionais que estarão capacitados em cursos de relações interpessoais para identificar qualquer situação que possa gerar risco, primeiros-socorros e defesa pessoal. Eles serão capacitados em defesa pessoal pela Guarda Municipal, com avaliação psicológica periódica.
Dentre os problemas verificados previamente pelo gestor e equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão as perigosas Fake-News.
O protocolo de segurança prevê a distribuição de cartilhas com orientações sobre a prevenção e protocolos de segurança e palestras educativas para os pais e responsáveis com ênfase para o cuidado com as Fakes-News, a instalação de detectores de metais, tonfas (arma na letal) e a obrigatoriedade de exigência de crachá de identificação na portaria das escolas e palestras para os pais.
As primeiras ações do protocolo começam na segunda-feira com a intensificação das rondas nas 129 escolas da rede municipal de ensino. O curso de capacitação dos monitores pela Guarda Municipal está programado para iniciar dia 19 de abril com o acompanhamento do Núcleo de Monitoria Escolar.
(Foto: Patricia Araújo-Ascom).